Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

resumo sobre emile Durkheim sobre suicidio pra apresentar na sala , pfvr nao botem palavras muito difícil​

Soluções para a tarefa

Respondido por cleuoneide
0

Resposta:

Suicídio Para perceber o suicídio na perspectiva durkhiemiana teremos de nos abstrair de todas as ideias preconcebidas que por vezes absorvemos do senso comum.

O suicídio é, antes de mais, um indicador do estado moral da sociedade, que embora seja sublime e subjectivo, mostra - nos que forças de acção individuais e colectivas actuam em sociedade e em que grupos predominam.

Vai ser, então, a constituição moral da sociedade que vai determinar o número de suicídios e qual a índole ( egoísta, altruísta e anómica ) que o influencia, conduzindo o individuo ou à melancolia langorosa, ou ao renunciamento activo ou ainda à lassidão exasperada, recorrendo aos termos de Durkheim.

Assim, enquanto a sociedade não se alterar o número de suicídios vai ser constante, isto é, a taxa de suicídios vai acompanhar a evolução da sociedade, uma vez que comparando o suicídio com os outros tipos de mortes, este vai ser estável durante um certo período.

A religião desempenha um papel primordial na descodificação de símbolos para a tomada de consciência da sociedade, pois enquanto elemento agregador de todas as naturezas individuais, a sociedade produz diversos estados mentais dentro das consciências colectivas.

Numa perspectiva weberiana no que concerne às seitas religiosas, teria de existir uma uniformidade geral de princípios para delas os indivíduos fazerem parte, teriam de responder a um certo número de exigências, principalmente no campo moral e religioso e uma garantia ética no que respeita ao ascetismo protestante.

Explicação:

Perguntas interessantes