RESUMO SOBRE:diversidade evolução classificação dos seres vivos
Soluções para a tarefa
Biodiversidade, ou diversidade biológica, é definida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte.
A evolução biológica é o processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.
A atual diversidade de seres vivos é resultado de processos de transformação e adaptação das espécies aos variados ambientes, constituindo a evolução biológica.
A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. A evolução é o processo cujo os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais
Classificação dos seres vivos:
1. Reino Metazoa ou Animalia: composto por organismos pluricelulares e heterótrofos. Fazem parte deste grupo: animais invertebrados, vertebrados, aves, mamíferos, inclusive o homem.
2. Reino Metaphyta ou reino Plantae: seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos. Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores, vegetais intermediários e vegetais superiores.
3. Reino Monera: composto por organismos unicelulares e procariontes. Fazem parte deste reino: as bactérias e algas azuis ou cianobactérias
4. Reino Fungi: composto por seres eucariontes que podem ser uni ou pluricelulares. Fazem parte deste reino: os fungos elementares e os fungos superiores.
5. Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes. Estão presentes neste reino: protozoários e algas inferiores ou eucariontes.
OBSERVAÇÃO: Os vírus não possuem classificação definida pois passam a realizar funções vitais somente após invadir a estrutura celular, sequestrando os componentes que a célula necessita para formar novos vírus.
Hoje em dia os seres vivos podem ser classificados com base em características tanto externas quando interna, que revelam o grau de parentesco entre eles.
A classificação vigente as espécies descritas são agrupadas em gêneros. Os gêneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando uma família. Famílias, por sua vez, são agrupadas em uma ordem. Ordens são reunidas em uma classe. Classes de seres vivos são reunidas em filos.
Os seres vivos são classificados em cinco reinos:
- Reino Monera
- Reino Protista
- Reino Fungi
- Reino Plantae
- Reino Animalia
Na tentativa de entender melhor a evolução dos grupos de seres vivos e suas relações de parentesco, os cientistas fazem a sua classificação. Classificar é agrupar, formar grupos, obedecendo a determinados critérios.