História, perguntado por malolly, 9 meses atrás

resumo sobre consciência negra bem elaborado​

Soluções para a tarefa

Respondido por GiovannaCaza
0

Na época da escravidão, vários quilombos se espalharam pelo país. Também chamados de mocambos, ele serviam para reunir os negros que conseguiam escapar dos seus senhores. Desse modo, os quilombos ficavam em lugares de difícil acesso, justamente porque serviam como um ponto de refúgio para os escravos, que não queriam correr o risco de serem capturados novamente.

O Quilombo dos Palmares ficava em uma região hoje inserida no estado do Alagoas. Ele teve um grande crescimento, principalmente no período compreendido entre 1630 e 1650 (invasão holandesa no Brasil) e acabou se tornando uma espécie de confederação, que incluía todos os demais mocambos existentes naquela região.

Era um quilombo bastante grande e extremamente organizado, que realmente preocupava quem estava do outro lado do regime escravocrata. Durante o período de sua existência, estima-se que o Quilombo dos Palmares tenha resistido a cerca de 30 expedições militares que tinham o objetivo de destruí-lo.

Ganga Zumba, tio de Zumbi de acordo com historiadores, chegou a firmar acordos com o então governador pernambucano, que beneficiassem as duas partes. Ele acabou sendo envenenado por outros quilombolas, ou seja, seus colegas, que não aceitavam essa forma de conduzir a situação.

Mais tarde, em 1694, uma nova expedição planejou a destruição do Quilombo dos Palmares, liderada por Domingos Jorge Velho. Zumbi e outros negros fugiram e resistiram bravamente, se organizaram e continuaram lutando. No ano seguinte, Zumbi foi degolado por bandeirantes e a cabeça virou símbolo de vitória.

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes