Direito, perguntado por RafaelCooper9343, 11 meses atrás

Resumo sobre as principais diferenças entre Tomás Hobbes, Jhon Lock e Jean Jacqes

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2
Olá!

Os três teoricos mencionados foram os primeiro contratualistas, ou seja, eles acreditavam na teoria do contrato social que dizia que o povo fazia um contrato com o estado para dar a este o poder de governar a nação.

Para Thomas Hobbes o homem tem predisposição a guerra, e, por isso, o estado deveria governar o povo para controlar esse vontade de guerrear do povo. É dele a famosa fase "o homem é lobo do próprio homem", que significa que é o homem que causa a sua própria destruição.

Já Locke dizia que, pelo fato de que o homem está em um estado primitivo, não conheceria o conceito de justiça, devendo o estado existir para dirimir conflitos e alcançar a justiça. Assim, o estado deve preservar e assegurar a liberdade e a propriedade privada de cada um. Para Locke, a lei era a expressão da vontade da assembleia, que deve ser respeitada.

Já Rousseau, acreditava que o estado surgia quando o povo renuncia a vontade individual para garantir uma vontade geral. Para ele deveria existir uma democracia direta em que a povo participava na hora da tomada de decisões e representativa, no sentido em que deveria ser escolhidas pessoas para representar a população. Cabe salientar, também, que para Rousseau o povo é soberano, devendo ter sua vontade respeitada.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes