Ed. Física, perguntado por dioguinho187, 9 meses atrás

resumo sobre as danças urbanas

Soluções para a tarefa

Respondido por wtfbroo0rs
12

Resposta:

Uns grupos de jovens afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir a sua raiva através de movimentos corporais. ... Hoje em dia as danças urbanas são conhecidas como uma arte, um passatempo ou lazer, sendo entre elas hip-hop, breakdance, popping, locking, krump, entre outras.

Explicação:

Respondido por vittyy
8
Também chamadas de Streetdance, termo americano para “dança de rua”, apresentam diferentes estilos, como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop, dentre outros. Dançadas nos guetos, festas e bailes dos grandes centros urbanos, envolvem elementos de música, dança e arte. É caracterizada por quatro elementos que se dividem em três categorias: música - Rap (DJ's e MC's), artes plásticas - Grafite, e dança - Street Dance (vários estilos). Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.).
A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica.
Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua.
Kool Herc, jamaicano fugido das lutas civis do país por volta de 68 e 69, chega aos EUA trazendo às ruas as primeiras Block Parties (festas de quarteirão), no Bronx, assim como os Disco-mobiles.
Por haver, no bairro, brigas de gangues na disputa de territórios, com agressões e mortes, um precursor do movimento cultural Hip Hop, Afrika Bambaataa contribui para que as gangues resolvessem suas diferenças através da dança, chamadas "batalhas", disputas dançantes em que um dançarino "quebra" o outro, no sentido de dificultar a movimentação (batalhas de break) dentro das Block Parties. Com isso, a violência entre gangues amenizou-se pouco a pouco.
Os responsáveis pela "importação" do Street Dance ao Brasil trouxeram-no dos EUA, lá aprendiam a dançar em pistas de grandes casas noturnas, nos bairros de maior concentração de brasileiros. Nelson Triunfo, entre 70 e 80, leva a dança, do meio mais abastado, ao resto do país.
Perguntas interessantes