Resumo sobre as ações positivas realizadas pela União soviética
Soluções para a tarefa
Foi um colapso espetacular, que deixou o mundo perplexo e cujas ondas de choque ainda são sentidas mais de 25 anos depois.
Como a União Soviética, uma superpotência integrada por 15 repúblicas, desmanchou-se de forma tão rápida e inesperada em dezembro de 1991?
Como o bloco socialista, dono de enorme influência política, ideológica, econômica e tecnológica, e que marcou a história do século 20, deixou de existir quase de um dia para outro?
O que há de real por trás do mito dos Illuminati?
Como o rosto controla nosso destino
Estamos falando de um império que nasceu da Revolução Comunista de 1917 e chegou a ocupar um sexto do território do planeta, abrigando cem nacionalidades.
E que ajudou a derrotar Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, protagonizou a Guerra Fria junto com os EUA, além de ser pioneiro na corrida espacial, enviando o primeiro satélite da história, o Sputnik, e colocando o primeiro homem no espaço, Yuri Gagárin.A velocidade com que o Estado soviético se desintegrou foi uma surpresa para quase todos", disse à BBC Mundo (o serviço espanhol da BBC) Archie Brown, professor emérito de Política e especialista em temas soviéticos da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio
Segundo Brown e outros especialistas que estudaram o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), há seis razões principais para explicar o colapso da superpotência, oficializado no Dia de Natal de 1991.
1. Autoritarismo e centralização
2. O 'inferno' da burocracia
3.. econômica falida 4. Melhor educação
5.As reformas de Gorbachev
6.. Revoluções e movimentos separatistas