resumo sobre arte da antiguidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Arte da Antiguidade refere-se a toda a arte desenvolvida pelas civilizações antigas, após a descoberta da escrita, e que se estende até á queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., devido ás invasões Bárbaras.
A Arte Mesopotâmica desenvolveu-se ao longo de muitos séculos e de diferentes civilizações, não sendo portanto, muito coesa nas suas manifestações.
A arquitectura, a mais desenvolvida nas artes,não era tão notável como a egípcia. Caracterizou-se pelo luxo e pelo exibicionismo. As principais tipologias foram os palácios e os templos, como o Zigurate, cópias dos existentes nos Céus, feitos em argila, ladrilho e tijolo, pois a pedra era escassa na região.
ARTE SUMÉRIA
- Pré-história / Séc. VI a.C.
- Arte da antiga Suméria, localizada no Sul da Mesopotâmia (actualmente Iraque).
- O aspecto dominante da arquitectura Suméria era o templo-torre ou Zigurate (torre piramidial de base retangular, composta por sucessivos andares, cada um menor que o anterior; construção religiosa). As suas fachadas possuem colunas com decoração de lápis-lázuli, conchas e madrepérola; outras tipologias foram os palácios e as câmaras funerárias (arcos e abóbadas).
- As construções eram feitas em argila, ladrilhos e com estruturas plano-convexas em tijolo de barro, cujas lacunas dos mesmos eram preenchidas com betume, engaço, cana e cizânias.
- Os Sumérios tiveram também um papel importante na joalharia, com os seus delicados trabalhos em marfim, ouro e prata; produziram cerâmica (vasos com pinturas em óleo de cedro), gravuras e selos; trabalhavam muito bem a pedra e a madeira e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.