resumo sobre arte contemporânea, arte conceitual, efêmera e antiarte
Soluções para a tarefa
Resposta:A Arte Efêmera: é a arte que dura apenas por um curto período de tempo.
A Arte conceitual criada pelos artistas desde o início do século XX mostra maneiras de pensar sobre a vida,as pessoas, a natureza e tudo o que há por aqui,uma vez que a criação é infinita.A Arte conceitual pode ser também compreendida como a arte da mente,das ideias,sem a obrigatoriedade de ter uma única interpretação, pois são muitas as maneiras de pensar e criar arte.
Antiarte: arte baseada em propostas antagônicas das formas tradicionais ou na rejeição total de práticas artísticas e valores estéticos consolidados,em favor do choque,da arbitrariedade e/ou do nonsense.
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
Explicação:
Arte Efêmera
Arte efêmera é um conceito curatorial utilizado para denominar instalações, happenings e performances que não têm pretensão de ser perenes e se opõem às formas mais tradicionais da arte, como a pintura ou a escultura. Um quadro, por exemplo, permanece existindo depois de ser pintado, já no happening a arte só existe durante o período em que é realizada pelo artista, podendo ser exposta posteriormente em galerias e museus somente por meio de fotos e vídeos. A arte efêmera nega a ideia de duração e cristalização dos objetos artísticos. No lugar do trabalho projetado e realizado pelo artista, do qual o público só conhece a versão final, o que é exibido é o projeto em processo de realização, de forma que a própria noção de obra, como objeto plenamente realizado, é posta em xeque.
O público passa a ter papel ativo nos processos propostos pelos artistas. Em diversas instalações a obra depende da interação com o público. No lugar da contemplação, vivencia-se um acontecimento. As propostas de arte efêmera ampliam os horizontes da obra de arte ao serem realizadas em espaços não institucionais, como ruas, praças e parques; e ao utilizarem materiais diversos, como terra, folhas, detritos etc. Valem-se, muitas vezes, do corpo do artista e do público.
Arte Contemporânea
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.
Apesar de ainda preservar alguns valores artístico da Arte Moderna, como o desejo pelas invenções e experimentações artísticas, a arte da contemporaneidade apresenta a ruptura com alguns aspectos modernos, ajudando a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico.
O conceito, a atitude e a ideia da obra são mais valorizados na Arte Contemporânea do que, necessariamente, o objeto final. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, compartilham um espírito comum: em suma, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.
As obras contemporâneas articulam uma diversidade de linguagens, desafiando as classificações convencionais, pondo em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte. Mais do que contemplar a natureza estética, a Arte Contemporânea busca refletir de modo subjetivo sobre a obra artística.
Constituída por uma série de estilos, perspectivas e técnicas, que podem ser manifestadas através da pintura, da dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, a obra já não é o objeto em si, pois se funde com o processo criativo.
Propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, nas intervenções artísticas contemporâneas o ambiente é trabalhado pelo artista de modo que ele venha a integrar-se à obra.
A Arte Contemporânea perdura até os dias atuais e, atualmente, suas maiores vitrines internacionais são as bienais que reúnem artistas de todo mundo, ajudando a colocar em destaque o que está sendo produzido nesse âmbito. Hoje estima-se que há cerca de 100 bienais em cidades como São Paulo, Istambul, Moscou e Sydney.
Arte Conceitual
A Arte Conceitual é uma vanguarda artística moderna e contemporânea que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos.
Como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte. Nela, a atitude mental é o mais relevante.
Em outras palavras, a arte conceitual é uma “arte-ideia” em detrimento da “arte-visual”, sendo o principal material da arte a "linguagem".
Diante disso, os artistas conceituais preocupam-se em criar reflexões visuais para seus espectadores.