resumo sobre arte cinetica
Soluções para a tarefa
Arte cinética, é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou de truques de posicionamento de peças.
Também conhecida como cinetismo, a arte cinética é uma corrente ou escola artística do século XX, que tem como principal característica o uso de recursos visais e técnicas destinadas a dar movimento ou impressão de movimento à obra de arte. A arte cinética desenvolveu-se, principalmente, no campo das esculturas. Os mobiles artísticos, por exemplo, são exemplos deste tipo de arte.
Embora a preocupação com a incorporação do movimento às obras de arte tenha surgido no final do século XIX, foi somente em meados do século XX que esta corrente artística ganhou impulso. A exposição “O Movimento”, realizada em Paris em 1955, é considerada um marco para o Cinetismo.
Principais características da arte cinética
- Ruptura com a ideia de obra de arte estática, através do uso de recursos que dão movimento.
- Para implementar o movimento, o artista plástico planeja a “construção” da obra de forma estruturada. Elementos e técnicas de engenharia são, muitas vezes, utilizados.
- Obras de arte em terceira dimensão (tridimensional).
- Utilização de recursos tais como: eletromagnetismo, motores, vento, água, efeitos especiais, ilusões de ótica, etc.
- O artista considera a interação entre a obra e o espectador. A questão da perspectiva é considerada, a partir do ponto de vista do espectador.
- Na construção das esculturas cinéticas, vários materiais são utilizados: madeira, metais, vidros, fios, arames, plásticos, etc.
Principais artistas representantes deste movimento:
- Marcel Duchamp (pintor e escultor francês)
- Alexander Calder (pintor e escultor norte-americano)
- Victor Vasarely (pintor e escultor húngaro)
- Jesus Raphael Soto (artista plástico venezuelano)
- Yaacov Agam (artista plástico israelense)