Resumo sobre América Latina contemporânea e Chavismo na Venezuela?
Soluções para a tarefa
O chavismo tem como elementos centrais a defesa de medidas que ampliam a participação social na política, bem como defende a importância da igualdade social. O chavismo também é caracterizado por uma política anti-imperialista, a qual defende a integração dos povos sul-americanos e o combate à influência dos Estados Unidos. O governante – no caso Chávez – apresentava-se como líder da nação, e seu poder era baseado em um forte militarismo.
A crise política na Venezuela tem causado continuamente violentos protestos, pois os opositores que manifestam sua insatisfação reagem violentamente e têm sido respondidos pelas tropas do Governo também com violência. Essa crise gerou um forte desabastecimento, o que aumentou a fome no país, assim como contribuiu para um princípio de crise humanitária.
Em meio a esse caos, parte da população não viu outra saída a não ser procurar uma vida mais estável em outros países. Isso deu início a um ciclo migratório, responsável pela saída de milhares de venezuelanos de seu país.