Geografia, perguntado por finattoanajulia199, 2 meses atrás

resumo sobre a zona rural e as plantações​

Soluções para a tarefa

Respondido por Trabalhosescola1
0

Resposta:

Plantação, do latim plantatio, é a ação e o efeito de plantar (meter uma planta, uma estaca, um tubérculo ou um bolbo/cebolo na terra com o objetivo de que pegue, isto é, crie raízes, e cresça). O conjunto daquilo que é plantado e o terreno no qual se cultivam plantas, por conseguinte, recebem o nome de plantação.

Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental.

A primeira característica da economia de PLANTAÇÃO é a monocultura. Nesse sistema, são produzidas grandes quantidades de um só produto agrícola. Os produtos cultivados por meio da economia de plantation no Brasil são cana-de-açúcar, café, entre outros. Nesse sistema, a produção é voltada quase totalmente para o mercado externo, permanecendo no país apenas produtos de baixa qualidade. As colônias eram exploradas de uma forma especulativa, sem nenhum interesse, por parte das metrópoles, na melhora do país em que a economia de plantation era estabelecida. A mão de obra utilizada era composta principalmente por escravos, irlandeses[4] e indígenas. Através da dominação econômica muitos camponeses e pessoas de baixa renda também eram obrigados a trabalhar nas plantações. A economia de plantation ocasionou o surgimento de grandes latifúndios, uma vez que enormes porções de terra eram destinadas a uma só pessoa.

Trabalhadores afro-americanos colhendo algodão em uma fazenda de Houston, nos Estados Unidos, 1913. A escravidão no plantio de culturas como esta ajudaram a financiar a revolução industrial.

Alguns países ainda utilizam o sistema de plantation, embora a maioria tenha substituído a mão de obra escrava pela assalariada. No Brasil, a economia de plantation ainda é utilizada em regiões que cultivam cana-de-açúcar ou café.

Em outras palavras, plantation ou cultivo especulativo é uma forma de cultivo comercial organizada para o mercado externo e que não considera os interesses da economia e da sociedade da região ou do país onde é realizado. Esse tipo de cultivo foi introduzido em países tropicais com a finalidade de complementar a agricultura na zona temperada (Europa), e se caracteriza por:

  • grandes propriedades;
  • cultivo de produtos tropicais;
  • monocultura;
  • emprego de mão de obra barata, inicialmente escrava;
  • utilização de recursos técnicos;
  • produção voltada para a exportação.

ZONA RURAL, meio rural ou campo é qualquer região geográfica não-classificada como zona urbana ou zona de Expansão Urbana, não-urbanizável ou destinada à limitação do crescimento urbano, utilizada em atividades agropecuárias, agroindustriais, extrativismo, silvicultura e/ou conservação ambiental. Zonas rurais geralmente tem uma baixa densidade de população e pequenos assentamentos. Embora tradicionalmente as zonas rurais tenham sido primariamente utilizadas para a agricultura ou pecuária, atualmente grandes superfícies podem estar protegidas como área de conservação (da flora, fauna ou outros recursos naturais), terras indígenas, reservas extrativistas, ou ter outra importância para a economia – como é o caso do turismo rural e do ecoturismo.

Explicação:

Perguntas interessantes