resumo sobre a vida do czar Nicolau II – sua forma de governar a Rússia, sua relação
com a esposa, Alexandra e sua relação com o povo russo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nicolau II (1868-1918) foi o último czar russo da longa dinastia dos Romanov que governou entre 1894 e 1917. Em 1918 ele foi assassinado junto com a czarina Alexandra e os cinco filhos do casal.
Após a morte de Alexandre III em 1 de novembro de 1894, Nicolau, o filho primogênito assumiu o trono da Rússia, porém não estava preparado para a posição. De personalidade tímida e indecisa, preferia o retiro da vida familiar ao exercício das funções públicas de um governo autocrático.
No dia 26 de novembro de 1894, Nicolau II casa-se com a princesa alemã Alix (Alexandra) de Hesse, na capela do Palácio de Inverno em São Petersburgo. A coroação oficial de Nicolau e Alexandra só foi realizada em 14 de maio de 1896, no Kremlin em Moscou.
Nicolau Romanov nasceu em Tsarskoye Selo, próximo a São Petersburgo, Rússia, no dia 18 de maio de 1868. Filho primogênito do czar Alexandre III e da imperatriz Maria Feodorovna, nascida princesa Dagmar da Dinamarca. Estudou em casa com tutores e realizou diversas viagens para completar sua educação.
O Czar Nicolau II governou como um monarca autocrático, assim como fizera seus ancestrais, sustentado por uma burocracia ampla e ineficiente. Sua vontade era imposta pela polícia do estado e pelo exército e seus oficiais controlavam a educação e censuravam a imprensa. A situação era bastante favorável para uma revolução.
A vida para cerca de 15 milhões de operários era dura. A moradia e as condições de trabalho nas fábricas eram precárias, proporcionando o aparecimento de partidos radicais e revolucionários. Os dois maiores partidos eram o Social Revolucionário e o Social Democrático, cujo líder era Lênin.
O regime czarista tentou absorver as minorias polonesas e finlandesas e reprimiu os judeus que considerava perigosos. Ordenou a chacina de comunidades judias. O maior massacre ocorreu em Kishinev (1903), onde milhares de judeus foram assassinados.