Português, perguntado por dudaabreu21s, 3 meses atrás

Resumo sobre a vida de santos Dumont
*Mínimo 10 linhas
Pliss pra essa terça (26)

Soluções para a tarefa

Respondido por wkpedroff
2

Resposta:

Biografia de Santos Dumont Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor e aeronauta brasileiro, conhecido como "O pai da aviação".

Foi o primeiro a projetar e construir um balão dirigível que decolou, contornou a Torre Eiffel e aterrizou valendo-se somente da força de um motor a gasolina.

Voando no “balão n.º 6”, Santos Dumont demonstrou a dirigibilidade dos balões e conquistou o Prêmio Deutsch em 1901, concedido pelo Aeroclube da França, sendo reconhecido como o primeiro a realizar tal façanha.

consagração de Santos Dumont veio com o 14 Bis, um aparelho mais pesado que o ar, que decolou sem a ajuda dos ventos, com um motor de 50 cavalos de potência e pousou na presença dos membros do Aeroclube da França.

título de Santos Dumont é disputado por outros aviadores ao redor do mundo, entre eles, os irmãos Wright, porém seus voos foram realizados, segundo eles, sem a presença de testemunhas.

Em 1892, após seu pai adoecer e adiantar parte da herança aos filhos, Dumont mudou-se para Paris e começou a oportunidade de construir suas próprias aeronaves.

Em Paris, Santos Dumont se aprofundou nos estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista.

Com apenas 15 kg, no dia 4 de julho de 1898, o balão ganhou altura, mas preso em uma corda, dependia do vento para se movimentar.

Com um segundo balão, o “Amérique”, Dumont venceu uma competição no Aeroclube da França, na qual tomaram parte mais de 11 competidores, permanecendo no ar por mais de 23 horas.

No dia 20 de setembro de 1898, sob o comando do inventor, o balão, ainda preso em uma corda, subiu aos céus, chegando à altura de 400 metros e retornando ao mesmo ponto de partida.

No dia 11 de maio de 1899, Dumont testou o balão n.º 2, que realizou manobras simples, mas com uma forte chuva o balão ficou pesado e terminou preso em algumas árvores.

No balão n.º 3, Dumont instalou um motor a gasolina, procurando solucionar o problema da dirigibilidade das aeronaves mais leves que o ar.

Com o balão n.º 4, concluído em agosto de 1900, Dumont realizou diversos voos, mas ainda não tinha o controle total da aeronave.

Dirigível n.º 6 - Prêmio Deutsch Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de motores a gasolina, o magnata do petróleo Émile Deutsch de La Meurthe instituiu o Prêmio Deutsch para condecorar quem criasse a primeira aeronave dirigível.

Como demonstração, a aeronave deveria circundar a Torre Eiffel, saindo do Parque Saint-Cloud, e voltar ao ponto de partida em 30 minutos, demonstrando a dirigibilidade do balão.

No dia 19 de outubro de 1901, com o balão n.º 6, com 33 metros de comprimento, 6 metros de diâmetro e equipado com um motor de 16 HP, às 14 horas e 42 minutos, Santos Dumont iniciou a jornada de 11 quilômetros.

Com uma velocidade média de 22 quilômetros por hora e a 300 metros de altura, o dirigível fez o percurso e retornou ao ponto de partida em 29 minutos e 30 segundos, tendo como testemunhas cerca de 30 mil pessoas entre elas os membros da comissão do Aeroclube.

Faturando o cobiçado prêmio de 100 mil francos, o inventor doou parte da recompensa a sua equipe e destinou outra parte para a caridade.

Balões n.º 7, 8, 9 e 10 Depois do balão n.º 6, Santos Dumont fabricou o balão n.º 7, que foi projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois não tinha concorrente.

14 Bis – o primeiro avião da história Em 1906, Santos Dumont competiu em outras duas apostas, promovidas por filantropos, que premiariam quem conseguisse decolar por meios próprios (sem a ajuda da velocidade dos ventos, como ocorria com os balões e sem a ajuda de mecanismos externos, a exemplo das catapultas).

No dia 12 de novembro de 1906, às 16h45m, Santos Dumont decolou do Parque das Bagatelle, em Paris, pilotando o avião 14 Bis, com um motor de 50 cavalos.

Para aterrizar, Dumont desligou o motor, para perder potência e guiou o 14 Bis, quando a asa direita tocou no solo, sofrendo  algumas avarias.

Doença e morte No dia 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, na Alemanha, durante a Primeira Guerra, Dumont se decepcionou.

casa da Rua do Encanto, n.º 22, Petrópolis, Rio de Janeiro, que foi residência de verão de Santos Dumont, é hoje um museu que conta com objetos originais, como livros, cartas, mobiliário etc.

Explicação:

Perguntas interessantes