resumo sobre a vida de Graciliano Ramos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Graciliano Ramos foi um escritor alagoano reconhecido em todo o Brasil por retratar o cotidiano dos homens nordestinos que viveram no sertão. O escritor é um dos representantes da 2ª etapa do modernismo no país, que teve como uma de suas principais características o regionalismo. Esta mesma fase também foi compartilhada por outros grandes nomes, como Jorge Amado, Raquel de Queiroz e José Lins do Rego.
Nas obras de Graciliano Ramos, com destaque para ‘São Bernardo’ e ‘Vidas Secas’, nota-se a necessidade em retratar com total realismo e detalhes as dificuldades dos moradores do sertão. Essa característica é um reflexo da própria vivência do autor, que morou grande parte de sua vida no interior alagoano.
Graciliano Ramos tinha forte associação com o comunismo, o que o fez ser preso em meio à ditadura militar instaurada pelo governo de Getúlio Vargas. O período em que esteve na cadeira também foi retratado em uma de suas obras de maior sucesso: “Memórias do Cárcere”.
Mesmo com a morte do autor antes da finalização da obra, ela foi publicada mesmo assim – porém, sem a presença do último capítulo.