Resumo sobre a sabinada
Soluções para a tarefa
O grande estopim para o início da revolta é o recrutamento militar obrigatório, que foi idealizado para se combater os manifestantes da Guerra dos Farrapos.
No dia 7 de novembro de 1837, contando com ajuda de integrantes do exército, os sabinos foram as ruas e tomaram o poder em Salvador e decretaram a república da Bahia.
Essa república duraria até D.Pedro II atingir a idade suficiente para governar o Brasil. O governo central determinou o envio de tropas para a capital baiana e a retomada do governo. Em março de 1838 terminava o conflito, que teve como consequência a morte de cerca de 2 mil mortes e com a consequente prisão de 3 mil revoltosos.
A Sabinada foi uma revolta que ocorreu em Salvador, na Bahia, entre os anos de 1837, e 1838. Teve este nome devido ao homem que liderava o movimento, que era chamado de Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Ele era um revolucionário federalista, jornalista, médico, e republicano. Um dos principais motivos da Sabinada foi o descontentamento com a falta da autonomia administrativa, e política da época.
Sabinada Resumo
A Sabinada foi um movimento liderado pelo líder Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, que ocorreu no século 19, no estado da Bahia. A principal razão da revolta foi uma insatisfação dos baianos, com as autoridades locais, pois, eles eram contra as imposições administrativas, e políticas, do governo regencial.
O Federalismo Republicano era defendido pelos revoltosos. O movimento foi realizado por pessoas da classe média, e pelos militares. Houve terríveis consequências geradas pela revolta, pois, muitas pessoas foram mortas, e presas.
Veja mais sobre a Sabinada no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/11485914
#SPJ2