História, perguntado por tharcylastefany, 6 meses atrás

resumo sobre: A revolução Meiji.



pfvr me ajudemmmm ❤️:)​

Soluções para a tarefa

Respondido por luisfelipesantosfern
2

Resposta:

Dos séculos XVII ao XIX, o Japão era controlado pelos Xoguns ou Bakufus, chefes políticos e militares considerados senhores feudais, que detinham amplos poderes, ao lado dos aristocratas, chamados de Damaios. Além deles, os Samurais, considerados guerreiros profissionais, foi uma classe privilegiada e muito respeitada, sendo a elite militar que durou cerca de 700 anos.

Desde o início do século XVII até meados do XIX, o Japão era governado pelos xoguns da família Tokugawa, estabelecido em 24 de março 1603 pelo primeiro xogum Tokugawa Ieyasu. Esse período que durou de 1603 a 1868, ficou conhecido como “Período Edo” ou “Período Tokugawa”. A cidade de Edo, é atualmente a capital do país, Tóquio.

O fim dos xoguns da Era Tokugawa foi resultado de uma guerra civil interna, período denominado de Bakumatsu, da qual se destaca a Guerra Boshin (Guerra do Ano do Dragão), contra a facção Meiji Ishin, a qual buscava a modernização do país e lutava contra o xogunato japonês.

Destarte, o grupo revolucionário de Meiji Ishin, liderado por Shintarou Nakoaka, Ryouma Sakamoto e Toshimichi Ookubo, estavam insatisfeitos com a forma centralizada do governo dos xoguns e assim, buscavam renovações no campo político-social do país. A Guerra civil termina com a vitória dos revolucionários Meiji, pondo fim a era do xogunato e dando início à Era Meiji, considerada a era do progresso japonês e de unificação do país.

A partir de 1850, os Estados Unidos pressiona o Japão, que acabou cedendo com a chegada do Almirante norte-americano Mattew Perry, sendo portanto incluído no comércio exterior.

A mando do presidente estadunidense, Millard Fillmore, Perry avança no porto de Edo exigindo que o Japão abrisse seus portos ao comércio com os Estados Unidos. Assim, em 31 de março de 1854, foi assinado um Tratado entre os dois países, abrindo os portos japoneses de Shimoda e Hakodate e incluindo o Japão nas relações internacionais com o resto do mundo.

Explicação:

resuminho , se quiser pode pega só umas partes , tipo um pouco de cada parágrafo


luisfelipesantosfern: Obrigado pela melhor resposta❤
luisfelipesantosfern: Obrigado pela melhor resposta❤
tharcylastefany: aaa por nada ❤️
Respondido por Usuário anônimo
1

Bom dia!

A Restauração Meiji, foi a derrubada do Xogunato Tokugawa. Refere-se a uma série de transformações do regime teocrático do governo do Imperador Meiji. As mudanças se deram nas áreas do governo, instituição, educação, economia, religião, entre outros.

A Restauração Meiji (明治維新 'Meiji Ishin'?) (também conhecida como Meiji Ishin, Revolução Meiji, ou simplesmente como Renovação), foi a derrubada do Xogunato Tokugawa. Refere-se a uma série de transformações do regime teocrático do governo do Imperador Meiji. As mudanças se deram nas áreas do governo, instituição, educação, economia, religião, entre outros. A restauração transformou o Império do Japão na primeira nação asiática com um moderno sistema de nação-estado. A Restauração Meiji também marca a mudança na história do Japão do Período Edo para o Período Meiji.

A Revolução Meiji se originou do movimento de resistência contra a expansão econômica e militar das potências ocidentais, simbolizada pela chegada dos barcos negros no século XV. Desde a Guerra do Ópio, em meio a uma onda de imperialismo na Europa e na América com a Ásia Oriental, o meio escolhido pelo recém formado governo Tokugawa para manter o novo quadro político foi o isolamento. Porém, governo da família Tokugawa não impôs melhorias ao Japão, visto que, sem as rotas comerciais, os avanços tecnológicos mundiais não chegaram ao arquipélago. Isso causou um descontentamento por parte da população. O governo era liderado pelo xogum e a figura do Imperador perdeu sua força durante o Xogunato Tokugawa.

Espero ter te ajudado!

Anexos:

Giovannylevi: kk
Giovannylevi: valeu
Giovannylevi: consegui pegar a foto?
Giovannylevi: aham ta kk
Perguntas interessantes