resumo sobre a revolta de 1924
Soluções para a tarefa
A Revolta Paulista de 1924, também chamada de Revolução Animal, Revolução do Isidoro, Revolução de 1924 e de Segundo 5 de julho, foi a segunda revolta tenentista e o maior conflito bélico da cidade de São Paulo. Teve início na madrugada de 5 de julho e terminou em 28 de julho de 1924.
O que foi e quando ocorreu
Foi uma revolta tenentista, ocorrida nos meses de julho e agosto de 1924. Embora seu objetivo fosse se espalhar por todo território nacional, a revolta ficou restrita a cidade de São Paulo (onde foi mais intensa) e aos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas.
Como ocorreu
A revolta teve início na cidade de São Paulo em 5 de julho de 1924. Liderados pelo general Isidoro Dias Lopes, unidades do Exército (sediadas na cidade) e integrantes da Força Pública estadual sublevaram-se e tomaram vários pontos da cidade. Os revoltosos chegaram a atacar a sede do governo estadual, que na época era o Palácio dos Campos Elísios.
Vários combates ocorrem na cidade de São Paulo, envolvendo os tenentistas e forças militares do governo federal. O governo federal cercou a cidade de São Paulo e chegou a bombardear vários prédios, principalmente em bairros operários de São Paulo na região da zona leste.
Após a morte e prisão de vários revoltosos, alguns integrantes do movimento foram para o sul, onde foram derrotados no começo do mês de agosto de 1924. Após o fim da revolta, o governador do Estado de São Paulo (cargo de presidente na época), pode retornar a sede do governo na cidade de São Paulo.
Causas
- Desgaste político do governo oligárquico do presidente Artur Bernardes.
- Forte oposição dos tenentes ao sistema de governo que privilegiava a elite agrária.
- Questionamento dos tenentistas às fraudes eleitorais e a falta de moralidade na administração pública federal.
- Os tenentes defendiam uma política de valorização e reestruturação do Exército Brasileiro.
- Os tenentes pretendiam livrar as Forças Armadas do Brasil da interferência negativa do governo federal.