História, perguntado por lilyanebarbosa, 11 meses atrás

resumo sobre a reforma da igreja catolica

Soluções para a tarefa

Respondido por ABBY1SCIUTO
6
Desde o século XV, um movimento de intelectuais católicos tentava promover mudanças na organização da igreja e aproximá-la dos fiéis. Esse movimento ficou mais forte com a criação das doutrinas reformadas, que conquistaram adeptos em boa parte da Europa.
Preocupada com a crise da cristandade, a igreja tomou uma série de medidas com o objetivo de combater os abusos do clero, fortalecer a doutrina católica e conter o avanço protestante. Essas mudanças receberam o nove de Contrarreforma ou Reforma Católica e sua implementação demorou mais de cinquenta anos.
Um dos principais responsáveis pela Reforma Católica foi o papa Paulo III. Ao assumir o pontificado em 1535, ele renovou o grupo dos cardeais, promovendo para a função apenas homens de grande capacidade intelectual e retidão de caráter, e os encarregou de produzir um relatório sobre a situação da igreja católica. O relatório ficou pronto em 1537 e nele ficaram evidentes os abusos do clero. Com base nesse documento, Paulo III colocou em ação uma série de medidas: ordenou a criação de seminários e colégios para a formação de sacerdotes, autorizou o funcionamento da Companhia de Jesus, criou a Sagrada Congregação da Inquisição Romana e Universal e convocou o concílio de trento 
(Espero ter ajudado)

lilyanebarbosa: obrigado
Perguntas interessantes