resumo sobre a primeira República
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Primeira República é o período da história do Brasil que aconteceu de 1889 a 1930, tendo sido iniciado com a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 e encerrou-se com a deposição de Washington Luís como consequência da Revolução de 1930. Esse período é conhecido por muitos como República Velha, mas entre os historiadores o termo utilizado para referir a esse período é Primeira República.
A Primeira República, conforme já mencionado, estendeu-se de 1889 a 1930. Um período específico da Primeira República que foi de 1889 a 1894, também é conhecido como República da Espada. Esse nome se deve ao fato de que os dois presidentes brasileiros (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) foram militares. A República da Espada, porém, é um período incorporado à Primeira República.
Toda a Primeira República pode ser dividida em três grandes fases, conforme estabelece o professor Marcos Napolitano|1|: Consolidação (1889-1898): período marcado pela consolidação das estruturas políticas e econômicas da Primeira República. Foi assinalado por crises na política e na economia.
Institucionalização (1898-1921): período no qual a estrutura política da Primeira República estava devidamente consolidada. Aqui se definiram políticas como a dos governadores e do café com leite
Crise (1921-1930): período no qual as estruturas políticas da Primeira República entraram em crise por conta da incorporação de novos atores na política brasileira. Conflitos entre as oligarquias também contribuíram para o fim da Primeira República.
Explicação:
resumo
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1930.
A posse de Getúlio Vargas como presidente, após a Revolução de 1930, marcou o fim desse período.
A política dos governadores e a política do café com leite eram práticas importantes desse período.
A Primeira República pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica.
Outras características importantes desse período foram mandonismo, clientelismo e coronelismo.
O Convênio de Taubaté foi um acontecimento importante, pois garantiu os interesses dos cafeicultores paulistas.
A Primeira República foi marcada pelo sistema político de alternância entre São Paulo e Mines Gerais, denominada Política Café com Leite. Além da grande influência dos coronéis.
Primeira República
A Primeira República, ou conhecida como República Velha iniciou-se em 15 de Novembro de 1889, com a Proclamação da República, marcando a transição da Monarquia para República.
Esse período perdurou até o ano de 1930 e durante todo esse tempo foi caracterizado por diversas práticas políticas, tais quais:
- Política dos Governadores: governado por Campos Sales, tinha como principal alicerce a política de troca de favores;
- Política Café com Leite: alternância dos governos de São Paulo ( produtor de café) e Minas Gerais ( produtor de leite) cuja objetivo era o poder político girar sempre em torno das Elites Agrárias;
- Coronelismo: marcado pelo grande poder de influência dos coronéis sob a população, caracterizando o voto de cabresto. Eleitores eram obrigados a voto em um determinado candidato.
Acesse, Primeira República: https://brainly.com.br/tarefa/38470305