História, perguntado por soaresmariaeduarda58, 1 ano atrás

resumo sobre a pré-história de Três Lagoas MS​

Soluções para a tarefa

Respondido por elisabeth362011
4

Resposta:

A história de Três Lagoas se inicia com a tribo indígena Ofaié, sendo os primeiros habitantes da região, descendendo de tribos bolivianas.

A colonização de Três Lagoas ocorreu com a chegada dos sertanistas no século XIX (19).

Assim como os bandeirantes, os sertanistas eram pessoas que possuíam o intuito de encontrar riquezas nas regiões mais remotas do Brasil.

Os sertanistas possuíam conhecimento avançado da natureza, para a sobrevivência e exploração, criando caravanas para povoar regiões afastadas do litoral.

Luís Correia Neves Filho, Antônio Trajano dos Santos e Protásio Garcia Leal são alguns dos sertanistas responsáveis pela colonização de Três Lagoas, na época chamada de Fazenda das Alagoas.

Em 1915, Três Lagoas foi oficialmente separada do município de Santana do Paranaíba, possuindo sede própria.

Histórico da economia e crescimento em Três Lagoas

Durantes suas primeiras décadas, Três Lagoas atuava apenas com a agricultura familiar, ou seja, o que era produzido nas terras locais eram destinadas para o consumo da própria população.

Aos poucos, a criação de gado começou a ganhar maiores proporções, colocando a pecuária como a principal atividade econômica da cidade.

A pecuária foi a primeira atividade responsável por fomentar a geração de emprego e renda no comércio local, incentivando a vinda de novos habitantes.

Estação ferroviária

Ferroviária Francisco de Sá, Rio Paraná. Fonte: IBGE.

De 1915 a 1930, o governo brasileiro, interessado na alavancagem das atividades econômicas no Mato Grosso, promoveu a criação de uma linha ferroviária ligando São Paulo ao interior de MG, com parada em Três Lagoas.

A instalação da linha férrea gerou novos empregos em Três Lagoas, proporcionando um novo período de crescimento para a cidade.

O engenheiro Oscar Teixeira Guimarães, da Noroeste do Brasil (NOB), empresa responsável pela criação da linha ferroviária, foi um dos responsáveis pela urbanização e delimitação de ruas e bairros em Três Lagoas.

Assim, foram planejados bairros quadriculados, com quadras em formatos quadrados simétricos, similares a um tabuleiro de xadrez. Durante a construção da malha ferroviária, a população de Três Lagoas era cerca de 9.000, passando a apenas 3.800 com o término das obras em 1930.

Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias

Vista aérea da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias / Três Lagoas, MS. Fonte: IBGE.

Após uma época de estagnação econômica em Três Lagoas, a construção da hidrelétrica Souza Dias fomentou um novo período de crescimento da cidade, em 1964. A hidrelétrica também foi uma iniciativa governamental para a expansão das atividades econômicas do Mato Grosso, viabilizando a produção energética para alimentar a região com novas tecnologias e serviços, como saneamento básico e a criação de escolas.

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) foi responsável pela criação de um bairro inteiro (a Vila Piloto), em formato de círculo, apenas para os trabalhadores da hidrelétrica, que chama atenção por seu formato até hoje, diferenciando das quadras perfeitamente simétricas.

Industrialização

Vila Piloto em Três Lagoas. Fonte: IBGE.

Com o término da construção da hidrelétrica Souza Dias, na década de 1970, surgiu o interesse governamental de potencializar a industrialização da cidade, promovendo incentivos para a micros, pequenas e grandes empresas. A partir de 1997, Três Lagoas vivenciou um grande salto industrial e econômico, com a vinda de grandes empresas como celuloses e exportadoras.

A história de Três Lagoas nos dias atuais

Três Lagoas se tornou a terceira maior cidade do Mato Grosso do Sul, sendo a cidade que mais exporta produtos no estado e a melhor cidade para se investir. Três Lagoas está vivenciando uma nova fase de crescimento acelerado, fomentado pelas novas fontes de investimentos públicas e privadas, com novas indústrias e empresas se instalando na região. No geral, cresceram em número as empresas médias, que fornecem materiais para grandes indústrias, movimentando o polo industrial de Três Lagoas.

O futuro de Três Lagoas é escrito a cada novo dia, avançando uma história centenária de trabalho, conquista e crescimento.

Leia mais: confira dicas de como investir para aproveitar o crescimento de Três Lagoas.

Explicação:

Perguntas interessantes