resumo sobre a peste negra no Brasil
Soluções para a tarefa
A Peste Negra, foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactérias Yersinia pestis, que resulta em várias formas de peste (septicémica, pneumónica e, a mais comum, bubónica), tenha sido a causa. A Peste Negra foi o primeiro grande surto europeu de peste e a segunda pandemia de peste. A praga criou uma série de convulsões religiosas, sociais e económicas, com efeitos profundos no curso da história da Europa.
A Peste Negra provavelmente teve a sua origem na Ásia Central ou na Ásia Oriental, era provavelmente transportada por pulgas que viviam nos ratos que viajavam em navios mercantes genoveses, espalhando-se por toda a bacia do Mediterrâneo, atingindo o resto da Europa através da península italiana.
Estima-se que a Peste Negra tenha matado entre 30% a 60% da população da Europa. A praga retornou várias vezes como surtos até ao início do século XX
Em 1899, a cidade do Porto, em Portugal, foi atacada por esta doença e provavelmente, os navios brasileiros que comerciavam ali, trouxeram o rato e suas pulgas.
Foram registrados casos em Santos (SP), mas foi a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, que sofreu as maiores consequências. Além disso, a febre amarela, que era epidêmica àquela época, e a varíola, se juntaram à peste bubônica, tornando a situação caótica.
Estas enfermidades só foram extintas através de medidas drásticas de higiene, vacinação e saneamento básico. No entanto, estas foram aplicadas, muitas vezes, sem o devido esclarecimento à população e originou a Revolta da Vacina, em 1904.