História, perguntado por paulinha5176, 5 meses atrás

resumo sobre a monarquia x parlamento no século XVI

Soluções para a tarefa

Respondido por xXAstridXx
5

Resposta:

Embora o Monarca enfeixasse grande soma de poderes, como se dava na Europa Ocidental em geral, o Parlamento na Inglaterra assumiu certas prerrogativas que limitavam tais poderes. Basicamente, incumbia-lhe estabelecer os impostos. No continente, o órgão que seria equivalente –denominado de Cortes- –nessa matéria era inteiramente caudatário do Monarca. Cabia a este fixar a pauta dos temas a serem considerados, quando o convocava. De um modo geral, o fazia para aprovar novos impostos. As Cortes eram integradas por representantes da nobreza, do clero e dos comerciantes, estes chamados de Terceiro Estado. O Parlamento nas ilhas britânicas subdividia-se em dois órgãos, a Câmara dos Lordes, vitalícia, e a Câmara Baixa, constituída mediante eleições.


hellocarvalhoo14: obrigada more
hellocarvalhoo14: ajudou muitooooo
hellocarvalhoo14: ❤️
Respondido por shancai69
4

Resposta:

Na história ocidental, a Monarquia e o Parlamento foram duas formas distintas de conceber como deveria ser organizado o governo e que, até o Século XIX, frequentemente entravam em conflito.

A mais famosa destas disputas foi a Guerra Civil Inglesa (também conhecida como Revolução Inglesa, a primeira das revoluções burguesas), na qual os defensores do Parlamento, irritados com as medidas cada vez mais autoritárias do então rei Carlos I declaram guerra contra ele, terminando por executá-lo por traição e estabelecer as bases do que viria ser, depois de idas e vindas e acordos políticos, o sistema da Monarquia Parlamentarista, que tinha o rei como figura de Estado, com poder basicamente simbólico, e o Parlamento com o verdadeiro poder político

Explicação:

Perguntas interessantes