Resumo sobre a história da fundação de madrid
Soluções para a tarefa
Resposta:
A região onde está localizada Madrid foi ocupada por populações humanas desde a Antiguidade. Mas os primeiros registros históricos relevantes sobre a cidade datam do século IX. Nesse período o território era habitado por muçulmanos, sob a liderança de Maomé I (825 – 886). Ele construiu uma grande fortaleza nas margens de um rio no centro da Espanha chamado Manzanares.
A construção do rei servia para vigiar a movimentação na serra de Guadarrama e para aglutinar as forças contra possíveis confrontos com os reinos cristãos localizados ao norte. Hoje, no lugar onde foi construída a fortaleza, está localizado o Palácio Real de Madrid.
Os muçulmanos da região, que chamavam o rio Manzanares de Mayrit, passaram a construir moradias às voltas da construção, dando origem a um povoado chamado al-Mudaina.
Em 932, Ramiro II (900 – 965), rei de Leão, ocupou a fortaleza construída por Maomé I. Alguns anos mais tarde, em 1085, Afonso VI (1047 – 1109), também de Leão, conquista o povoado islâmico ao tentar uma investida militar para chegar à cidade de Toledo. Populações cristãs começavam a se formar em tono da região.
Afonso XI (1311 – 1350) reuniu as cortes cristãs em Madrid, entre 1339 e 1340. Anos mais tarde um grande incêndio acometeu a cidade, que teve de ser reconstruída pelo rei Henrique III de Castela (1379 – 1406). Nesse período ainda não existia a Espanha, o que aconteceu com o casamento de Fernando II (1452 – 1516) de Aragão e Isabel I de Castela (1451 – 1504), conhecidos como Reis Católicos. Madrid torna-se capital do país no ano de 1561, sob o reinado de Filipe II (1527 – 1598). Nesse período muitas reformas urbanísticas foram feitas para adaptar a cidade às estruturas necessárias em uma capital.
A mudança da corte para a cidade e a transferências de órgãos centrais e administrativos fez com que Madrid recebesse muitos artistas da Espanha e do exterior. A cidade se transformou em um polo artístico e cultural.
No século XIX, no reinado de Isabel II (1830 – 1904), muitas revoltas aconteceram, dando origem à primeira República da Espanha. A monarquia voltou apenas 2 anos depois, embora com pouca estabilidade.
Em 1931, iniciou-se a Segunda República Espanhola e, cinco anos mais tarde, a Guerra Civil Espanhola. Madrid sofreu graves consequências, por ter entre seus habitantes os núcleos republicanos mais ativos da guerra.
A cidade se recuperou aos poucos durante o governo de Francisco Franco, embora este fosse um ditador. Depois de sua morte, os partidos políticos (incluindo republicanos esquerdistas) acataram o desejo do próprio Franco de ser sucedido pelo herdeiro legítimo ao trono, Juan Carlos I (1938). Aos poucos a estabilidade voltou pela monarquia constitucional, sistema de governo vigente até hoje. A capital espanhola fortaleceu sua economia e cultura, principalmente nos anos 80.