resumo sobre a Guerra dos Emboabas
O que foi
As causas
Quando
Consequências
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução (contexto histórico)
Por volta do final do século XVII, os paulistas que residiam na capitania de São Vicente encontraram ouro no sertão. Este fato fez com que muitos garimpeiros e portugueses fossem para aquela região.
Causas e conflitos - resumo
Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, uma vez que este, estava nas terras em que viviam.
Entretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente; estes, por sua vez, eram os chamados emboabas. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas; neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas. Os paulistas eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato; já o líder dos emboabas era o português Manuel Nunes Viana.
Dentro desta rivalidade ocorreram muitas situações que abalaram consideravelmente as relações entre os dois grupos. Os emboabas limitaram os paulistas na região do Rio das Mortes e seu o líder foi proclamado "governador". A situação dos paulistas piorou ainda mais quando estes foram atacados em Sabará.
Após seu sucesso no ataque contra os paulistas, Nunes Viana foi tido como o "supremo ditador das Minas Gerais", contudo, este, por ordem do governador do Rio de Janeiro, teve que se retirar para o rio São Francisco.
Inconformados com o tratamento que haviam recebido do grupo liderado por Nunes Viana, os paulistas, desta vez sob liderança de Amador Bueno da Veiga, formaram um exército que tinha como objetivo vingar o massacre de Capão da Traição. Esta nova batalha durou uma semana. Após este confronto, foi criada a nova capitania de São Paulo, e, com sua criação, a paz finalmente prevaleceu.
Explicação:
O que foi:
A guerra dos emboabas foi uma briga entre os forasteiros, emboabas, e os paulistas, bandeirantes, durante o recente encontro do ouro em Minas Gerais. Os paulistas se achavam donos do ouro e os forasteiros, que eram portugueses ou pessoas de outras partes do Brasil que queriam também o ouro. E os Emboabas sairam vitoriosos nesse conflito, fazendo com que os bandeirantes, paulistas, fossem para Goiás e Mato Grosso.
Causas:
Recém descoberta do ouro.
Quando:
1707 a 1709
Consequências:
- Separação da capitania do RJ, SP e MG
- Mudança de capital, antes Salvador, e agora RJ em 1763
- Os bandeirantes foram derrotados e eles acabaram descobrindo outras minas em Goiás e Mato Grosso.
- A coroa portuguesa passou a cobrar o quinto de toda a exploração do ouro
Curiosidade:
Durando a era mineradora, muita gente tentava traficar ouro e pra isso eles usavam santos ocos por dentro, que eram onde ficavam escondido o ouro, por isso da expressão "Santinho do pau oco"