→ Resumo sobre a Guerra do Paraguai
• Mínimo 30 linhas
• Período de duração
• Países envolvidos
• Interesses
• Consequências
(é pra amanhã)
Soluções para a tarefa
Resposta:A Guerra do Paraguai foi um conflito armado ocorrido entre os anos de 1864 e 1870.
Os países envolvidos foram Brasil, Argentina e Uruguai, que formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai.
O combate ocorreu porque o Paraguai pretendia anexar territórios do Brasil e da Argentina. Igualmente, estava em jogo o controle pela Bacia do Prata.
A Guerra do Paraguai terminaria com a vitória da Tríplice Aliança.
Causas da Guerra do Paraguai
Expansão paraguaia
A Guerra do Paraguai aconteceu devido ao desejo do ditador Solano López criar o "Grande Paraguai". Para isso, ele pretendia anexar áreas do Brasil e da Argentina que o permitissem possuir uma saída para o mar.
Navegação na Bacia do Prata
Por sua parte, o Brasil pedia a livre navegação nos rios que cortavam o Paraguai, pois era a única maneira de se chegar a Cuiabá (MT).
Situação no Uruguai
Igualmente, a situação interna do Uruguai sempre foi do interesse dos três países, pois estava situado em um ponto estratégico, a beira do Rio da Prata.
Brasil e Argentina apoiavam os colorados, enquanto Solano López, era partidário dos seus adversários, os blancos.
O Paraguai antes da Guerra
Antes da guerra, o Paraguai era um país agrário, mas passou a desenvolver a indústria bélica, devido aos planos de expansão de Solano López.
Desde sua independência, em 1811, o Paraguai procurou se isolar dos conflitos regionais como a Guerra da Cisplatina, em 1825-1827.
Ao assumir a presidência, em 1862, o ditador Solano López (1827-1870) continuou a política econômica nacionalista de seus antecessores. No entanto, passou a apoiar grupos na Argentina e no Uruguai que coincidissem com seus interesses.