História, perguntado por hevelynandrade16, 10 meses atrás

resumo sobre a enciclopedia e os enciclopedistas

Soluções para a tarefa

Respondido por pessoaburraa
28

O Enciclopedismo foi um movimento de caráter cultural e filosófico, ocorrido na França, na segunda metade do século XVIII, dentro do contexto do Iluminismo. Este movimento, representado pelos enciclopedistas d’Alembert e Diderot, tinha como objetivo principal a catalogação e divulgação do conhecimento iluminista, através da escrita, publicação e divulgação da Enciclopédia.

A principal obra deste movimento foi a Encyclopédie, também chamada de Dicionário das Ciências, Artes e Ofícios. A obra de 17 volumes, escrita entre 1751 e 1772, representou a divulgação do avanço dos conhecimentos científicos e seculares. A obra teve cerca de 150 autores (filósofos, cientistas, historiadores, zoólogos e outros pesquisadores de diversas áreas do conhecimento), tendo como diretores e organizadores dois importantes filósofos franceses: Denis Diderot (1713 - 1784) e Jean Le Rond d’Alembert (1717 – 1783). Esta obra foi de fundamental importância para o movimento iluminista da segunda metade do século XVIII.

 

Os editores da Enciclopédia foram: Le Breton, Durand, Briasson e Michel-Antoine David.

Exemplos de outros enciclopedistas que participaram da elaboração da Enciclopédia:

 

- Étienne Bonnot de Condillac — escreveu artigos de Filosofia.

 

- Daubenton — zoólogo francês, colaborou com artigos de História natural.

 

- Denis Diderot — além de ser um dos organizadores principais, também escreveu artigos de Economia, Filosofia, Religião e Política.

 

- Paul Henri Thiry d'Holbach — colaborou com artigos de Química, Mineralogia, Religião e Política.

 

- Chevalier Louis de Jaucourt — escreveu milhares de artigos nas áreas de Literatura, Economia, Política, Medicina, entre outras.

 

- Jean-Jacques Rousseau — escreveu diversos artigos nas áreas de Música e Teoria Política.

 

- Jacques Turgot — colaborou com artigos de Filosofia, Etimologia, Física e Filosofia.

 

- Voltaire — colaborou com artigos de História, Filosofia e Literatura.

 

- Louis de Jaucourt – colaborou com artigos nas seguintes áreas do conhecimento: Religião, Política, Economia, Medicina e Literatura.

espero que tenha ajudado

Respondido por bgeraldi
6

Resposta:

O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes. Os filósofos e outros pensadores que participaram do enciclopedismo eram chamados de enciclopedistas.

Enciclopédia (em grego clássico: εγκυκλοπαιδεία; transl.: enkyklopaideía, formado a partir de ἐγκυκλο "circular" + παιδεία "educação") é uma coletânea de textos bastante numerosos, cujo objetivo principal é descrever o melhor possível o estado atual do conhecimento humano. Pode-se definir como uma obra que trata de todas as ciências e artes do conhecimento do homem atual.[1][2] Pode ser tanto um livro de referência para praticamente qualquer assunto do domínio humano como também uma obra na internet.  

As enciclopédias podem ser divididas em dois grupos: genéricas, que coletam conhecimentos de todo o conhecimento humano (como, por exemplo, a Encyclopædia Britannica), ou especializadas, com tópicos relacionados a um assunto específico (como, por exemplo, uma enciclopédia de medicina ou de matemática).  

Explicação:

Perguntas interessantes