resumo sobre a bibliografia de Barao de coubertin
Soluções para a tarefa
Barão de Coubertin (1863-1937) é o titulo nobiliárquico do pedagogo e historiador francês Pierre de Frédy. Ficou conhecido por ter criados jogos olímpicos modernos.
Barão de Coubertin nasceu em Paris e veio de família aristocrática. Era descendente de Fernando III de Castela.
O Barão tinha grande apreço e preocupação por questões relacionadas à educação. Visitou instituições de ensino dos EUA e da Inglaterra. Criou projetos para aperfeiçoar os modelos de ensino francês.
O Barão de Coubertin idealizou uma competição internacional no final do século 19 visando reviver os jogos olímpicos da Grécia antiga. O grande mote foi a descoberta de ruínas em Olímpia.
Organizou um evento, o Congresso Internacional, em 1894, para discutir o projeto. Como secretário geral do COI-Comitê Olímpico Internacional, foi possível que a ideia tornasse realidade. Em consequência, foi realizado o Jogos Olímpicos de Verão de 1896, em Atenas, na Grécia. O evento esportivo mundial seria, a partir de então, realizado de 4 em 4 anos.
O Barão de Coubertin foi presidente do COI nos jogos olímpicos de 1900 e 1904. Mas o evento só alcançou sucesso depois de 1906, quando alcançou a notoriedade que existe até hoje. Após jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizado em Paris, o Barão de Coubertin deixou a presidência da instituição esportiva que comandou por anos.
Morreu em Genebra. Foi enterrado em Lausanne e sepultado em Olímpia, num monumento perto das ruínas da cidade.