resumo sobre a Bíblia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O Antigo Testamento
A diferença entre as bíblias católicas e protestantes encontra-se justamente nesta primeira parte. Enquanto as protestantes, chamadas também de bíblias evangélicas, possuem 39 livros no Antigo Testamento, as católicas possuem 7 a mais, 46 ao todo. Esses livros diferentes entre uma bíblia e outra são:
Tobias
Judite
Sabedoria
Eclesiástico
Baruc
1 Macabeus
2 Macabebus
O resumo sobre a Bíblia começa obrigatoriamente pela história contida entre Gênesis e Malaquias.
O primeiro livro, Gênesis, conta sobre a criação do mundo e de todas as coisas que nele existem desde as árvores e flores até os animais e o próprio homem. Com 50 capítulos e muitos anos de acontecimentos, em Gênesis conhecemos desde Adão até José, que ao término do livro morre e deixa seus descendentes vivendo no Egito.
Os próximo quatros livros, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio relatam a vida do povo hebreu em terras egípcias e, após sua libertação, em peregrinação de 40 anos pelo deserto até chegarem a Canaã, a terra prometida ao povo de Deus. Josué é o livro que relata esta importante conquista.
Juízes, Rute e 1 Samuel contam a história de um povo israelita que se corrompeu após a morte de Josué. Adorando falsos deuses e tornando-se idolatras, este povo foi conquistado e feito escravo de muitos inimigos. Dois séculos inteiros em que personagens como Gideão, Sansão e Samuel fizeram a diferença.
Os próximos livros, de 2 Samuel a Cantares, falam sobre a escolha do povo em aderir a um governo teocrático, com a eleição de um rei que representasse a Deus. Foi nesta época que viveu Saul, Davi e Salomão, nesta mesma ordem cronológica. Após a era próspera do rei Salomão, seguem-se alguns livros que relatam a divisão do reino israelita. Isaías, Jeremias, Lamentações, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias falam sobre importantes profetas de Israel e Judá tais como Elias e Joel.
Os livros de Ezequiel e Daniel, entre os citados antes, tratam sobre o cativeiro da Babilônia. Em Esdras, Ester, Neemias, Ageu, Zacarias, Malaquias e em alguns Salmos é possível ler sobre a volta do povo judeu até Jerusalém.
O Novo Testamento
A segunda parte do resumo sobre a Bíblia trata dos 27 livros que relatam a vinda, estadia, morte e ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus. Os primeiros quatros livros são os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, discípulos de Jesus que relatam, em cada um de seus respectivos livros, desde o seu nascimento até a sua ressurreição.
O próximo livro do novo testamento é o Atos dos Apóstolos e são os primeiros capítulos a tratar da igreja como corpo de Cristo. Em seguida, diversas cartas que foram escritas pelo apóstolo Paulo foram copiladas e formaram os livros de Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossences, Tessalonicenses, Timóteo, Tito e Filemom. Em cada uma delas, Paulo ajuda seus destinatários e os doutrina a respeito da fé cristã.
Já o livro de Tiago, o Justo, é considerado como o mais antigo entre os textos do novo testamento, antes até mesmo do concílio que houve em Jerusalém. Os próximos cinco livros foram escritos pelos apóstolos Pedro e João. Judas foi escrito, por sua vez, pelo irmão de Tiago e fala sobre o princípio do fim dos tempos, abrindo caminho para o último e mais forte texto bíblico, o Apocalipse.
Apocalipse é o último livro da bíblia, tem 22 capítulos e fala detalhadamente sobre os últimos dias, sobre quais serão as pessoas salvas no fim da humanidade. O texto termina no versículo 21 com a seguinte passagem: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todo vós. Amém!”
Resposta:
Deu 9 linhas mais provável que de mais no seu caderno
Explicação: Um livro baseados nos passos do Profeta Jesus, filho do Deus, registrando momentos e ensinamos que eram passado por ele mesmo ao povo judeu na época. Não só relatado por Jesus, mas por grandes homens, como são ditos, que lutaram pelos direitos de sua crença e que com isso tornaram-se Homens de Deus.
A Bíblia contem capítulos baseados em cada momento da história do mundo e a religião, por exemplo genises, que diz sobre como cada coisa foi criada pelo Altíssimo, Deus. Um dos livros mais antigos e mais comentado até os dias de hoje