Resumo sobre a Arte Romântica/Romantismo da Arte (no mínimo 20 linhas).
Soluções para a tarefa
Resposta:
O romantismo na arte surgiu no início do século XIX, uma época caracterizada por transformações sociopolíticas e culturais.
Nesse período, o mundo aprendia a lidar com questões até então desconhecidas, como as mudanças de trabalho originadas pela Revolução Industrial iniciadas no século XVIII. Isso porque com o advento de máquinas modernas, muitos trabalhadores tiveram suas jornadas aumentadas consideravelmente, o que gerou revoltas e deu início ao surgimento de sindicatos.
Ao mesmo tempo, acontecia a Revolução Francesa, um dos eventos mais emblemáticos da história. Nesse período, a França passava por uma forte crise. Assim, a população se rebelou contra o absolutismo do sistema e à classe dominante. Logo, o movimento contou com grande parte da população, transformando-se em um evento revolucionário e fundamental para a propagação dos direitos sociais e individuais.
Esse cenário provocou mudanças e gerou reflexões na sociedade. Com o universo artístico não foi diferente. Assim, muitos artistas elegeram a liberdade de expressão e de criação como palavras de ordem, mostrando profundo desinteresse pelo rigor e academicismo de correntes anteriores, como a Neoclássica.
Nesse contexto, surgiu o romantismo, um movimento que aconteceu principalmente entre 1820 e 1850, e que que gerou grande impacto cultural, principalmente na arte, música, teatro e literatura. No entanto, também englobou outros campos, como a arquitetura, a política e a ciência.
Com um início marcado em diferentes países, como Itália, Alemanha, Inglaterra e França, essa corrente não demorou muito para ficar conhecida e ser propagada muito além da Europa.
Quer entender melhor esse assunto e saber quais foram os principais artistas e as obras mais emblemáticos do romantismo na arte? É só seguir com a leitura!
CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO NA ARTE
O romantismo na arte conta com algumas características expressivas. As principais delas são:
liberdade de expressão com foco no subjetivismo;
prestígio da imaginação;
valorização dos sentimentos;
enaltecimento da pátria;
exaltação da natureza;
fascínio pela emoção e fantasia;
presença de temas religiosos;
enaltecimento das tradições populares;
destaque para o individualismo e o egoísmo;
rebeldia e crítica;
idealização da mulher;
fuga da realidade;
tom pessimista.
ROMANTISMO NA LITERATURA O romantismo na literatura também teve um espaço importante. Entre as características principais desse movimento em relação às publicações estão: a valorização da sensibilidade, o prestígio da natureza e a exaltação e idealização da mulher Além disso, muitos autores dessa fase abordaram temas relacionadas ao ocultismo, assuntos sobrenaturais e misteriosos. Entre os principais escritores dessa corrente, destacaram-se: Johann Wolfgang von Goethe: dramaturgo, escritor e filósofo alemão; Edgar Allan Poe : poeta, autor, crítico e editor americano; Lord Byron: poeta inglês; William Blake: poeta e pintor inglês; João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett: dramaturgo e escritor português; Nathaniel Hawthorne: escritor americano; William Wordsworth: poeta inglês. ROMANTISMO NA PINTURA O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos. Prestigiando tudo que fosse exótico e complexo, o romantismo na pintura apresentou também um forte caráter meditativo que prestigiava a solidão do artista em seu momento de criação que, por sua vez, produzia suas obras valorizando mais o sentimento do que a veracidade. Leia também: “Pintores mais famosos do mundo: quem são e quais são seus quadros mais conhecidos?” ROMANTISMO NA ARTE: ARTISTAS E OBRAS O romantismo na arte contou com representantes que marcaram a história com suas obras. Confira agora alguns de seus mais célebres nomes. 1. CASPAR DAVID FRIEDRICH Este pintor e escultor alemão é considerado por muitos estudiosos o artista mais brilhante do romantismo na arte. Com retratos repletos de idealismo e com elementos simbólicos, esse artista ficou conhecido por suas pinturas de paisagens. De 1817, “Caminhante sobre o mar de névoa” é uma de suas peças mais famosas.
Explicação: