História, perguntado por gabriel31610, 1 ano atrás

resumo sobre a África no século XIX

Soluções para a tarefa

Respondido por bispa96
2

A África no Século XIX 

O continente africano apresenta uma grande diversidade étnica e cultural desde a antiguidade. Ao longo do século XIX, o continente sofreu diversas transformações como a constituição de Estados nacionais, a expansão do islamismo e o domínio das nações imperialistas. 

Durante o século XIX ocorreram diversos conflitos no continente africano. Dois fatores contribuíram para a intensificação da violência: a busca por escravos e a disposição de armas de fogo. Outras consequências desse processo foram a centralização política nos Estados africanos e o crescente movimento expansionista entre as nações africanas. 

Nesse sentido, diversos estados foram unificados e subjugados não apenas nos planos econômico e político, mas também culturalmente, pois os povos conquistados assimilaram diversos traços culturais de seus conquistadores como a língua e a religiosidade. 

Provavelmente, o principal estímulo que causou a aculturação de diversos povos tenha sido a religião, sobretudo o islamismo. De acordo com a fé islâmica, todo fiel deve colaborar para a expansão de sua religião, seja por meio da pregação ou da luta armada – esse princípio é conhecido como jihad. 




Perguntas interessantes