História, perguntado por mpaulo1997, 1 ano atrás

resumo - revolução cubana

Soluções para a tarefa

Respondido por TataPerretto
9
Revolução CubanaCuba estava sobre o poder dos Estados Unidos, era um lugar com cassinos e bordéis freqüentados pela máfia e pelos fuzileiros dos EUA. Há mais de duzentos anos que Cuba tenta a independência ou anexação aos EUA. Antes da revolução cubana, a população vivia em extrema pobreza, pessoa morriam de doenças que já existia cura, milhares eram analfabetos e estavam desempregados.

Em 1952 sob a ditadura de Fulgêncio Batista que chegou ao poder por um golpe militar. Em 26 de julho de 1953, formou-se uma oposição contra Batista e Fidel Castro se destacou atacando um quartel de Moncada com um grupo de companheiros. Seu ataque fracassou e todos seus companheiros foram encarcerados. Fidel procurou exílio no México. Em 1956 retornou a Cuba para um novo confronto com Batista e novamente fracassou. Refugiou-se na Serra Maestra, lugar que começaram a planejar um novo ataque.

O ataque de Fidel manteve distante do capitalismo e do comunismo e manteve simpatia por todos os cubanos. É durante esse ataque que Che Guevara, médico da guerrilha decide entrar em combate com toda coragem e crueldade com os inimigos. Rapidamente se tornou homem de confiança de Fidel Castro e em pouco tempo torna-se um líder com bastante liderados.

Os revolucionários em 1959 ganharam uma batalha e Batista se exilou em São Domingos. A partir deste exílio, Cuba se torna um país comunista comandado por Fidel Castro. Em 1962, Kenedy fez uma denúncia contra Cuba, dizia que havia mísseis soviéticos e então foi ordenado o bloqueio naval de Cuba. A partir de então, Fidel Castro passou a trabalhar pela inclusão na América Latina para acabar com o isolamento.

Por causa do bloqueio econômico, Cuba se encontrava em situação crítica. Em 1965 os revolucionários decidiram: ou apelavam para soluções políticas e econômicas ou pregariam a revolução novamente. Che Guevara optou pela segunda opção, mas como a América Latina era seu único apoio e não havendo total decisão dos revolucionários, decidiu-se que era suicídio abrandar a revolução em Cuba.
Em 1968, os dirigentes cubanos sem outras alternativas diante aos revolucionários, se retraíram, mas as guerrilhas não ultrapassou o ano de 1975.
Respondido por clube2014791
2

 Cuba estava em período de independência sob a Espanha, a qual teve o apoio dos EUA, após esse ocorrido, o senador Hitchcock Platt  criou a Emenda Platt, que concebia  os Estados Unidos intervir militarmente em território cubano. Ao longo do tempo, Cuba que era uma grande produtora de cana de açúcar, começa a produzir açúcar para abastecer os EUA, que começa a controlar 90% das minas e 50% das terras cubanas.

 Deixando a população de ´lado´,  o que causou uma revolta popular, assim surgindo representantes do povo, ( Raul Castro e o líder Fidel Castro ) com ajuda de pouco mais de 160 homens, tentam invadir o quartel militar de Moncada para roubar armamentos e tomar o governo de Cuba.

 O que não deu muito certo e eles acabaram sendo exilados para o México, onde conheceram Ernesto Guevara de la Serna, ou mais conhecido como Che Guevara, foi com a ajuda dele que Fidel e Raul Castro foram pra ilha de cuba, transportados em um barco.

 Onde começam a planejar um plano de Revolução, e conseguem derrubar Fulgêncio ( presidente de Cuba ) e suas tropas são derrotados em Sierra Maestra e Fidel Castro torna-se presidente.

 Dois anos depois, em 1961, teve a tentativa do contra-golpe militar dos apoiadores de Fulgêncio,  mais as tropas foram derrotadas pelas tropas de Fidel.

 Em 1962, os Estados Unidos exclui Cuba da OEA ( organização econômica da America ), fazendo com que a União Soviética comece a apoiar Cuba.  Após essa ´aliança´  a URSS, coloca misseis em Cuba, apontados para os EUA ( Crise dos misseis ), mais nada acontece e os misseis são retirados pela união soviética.

 Então Cuba começa a se tornar uma economia, ter a politica patrocinada pela União Soviética e acaba em 1991 com a crise pós-guerra fria por parte da URSS, fazendo com que Cuba entre em crise economicamente, Fidel Castro não tem como se manter no poder, cortando ainda mais o rendimento, se fecha com o comércio internacional.

 Fidel Castro morre e Raul assume o governo, fazendo novas negociações com os EUA, apenas no governo de Barack Obama.

 

 

 

Perguntas interessantes