Resumo "Questionar as ideias docentes de “senso comum” sobre o ensino e aprendizagem das ciências."
Soluções para a tarefa
Resposta: Quando pensamos o ensino de ciências na atualidade, a primeira palavra que nos surge à mente é: desafios. Isso porque a realidade complexa impõe dificuldades àqueles que pretendem adentrar-se pelos caminhos da educação científica. Por outro lado, a Didática das Ciências nas últimas décadas tem se constituído uma profícua área de pesquisa, cujos principais resultados podem orientar aos professores de Ciências no enfrentamento desses desafios da prática.
Longe de querer esgotar a temática que acreditamos ser necessária à formação de professores de ciências, gostaríamos de chamar a atenção para os resultados de pesquisa da área de Didática das Ciências, assim como as implicações desses estudos para a sala de aula, precisam estar presentes nos cursos de formação básica do professor de ciências.
Tudo isso implica em desafios a serem superados, uma vez que as instituições formadoras e de seus profissionais serem capazes de planejar um currículo que contemple e inter-relacione diversos saberes: o saber disciplinar (específico), o saber pedagógico (geral) e o saber da Didática das Ciências.
Desse modo, a qualificação satisfatória compreendida em termos de um conjunto de saberes necessários à profissão, constitui-se num importante desafio, quando pensamos na formação de professores.
Há, portanto, uma grande demanda sobre o professor em formação, em termos de saberes que ele precisa dominar. Obviamente, nenhum curso de formação básica – por melhor que seja – é capaz de “esgotar” esses saberes, que se renovam continuamente. Tampouco, a formação deva ser
compreendida em termos de uma “quantidade de saberes” pré-determinados (uma espécie de “lista de conteúdos”). Além disso, exige-se cada vez mais do professor um posicionamento frente a questões que surgem a cada dia, como por exemplo, as reformas educacionais em andamento (PCNs), ou a incorporação de “novas tecnologias” (internet).
O texto dialoga sobre o ensino das ciência e os desafios da proposta didática. Ao longo da obra o autor nos mostra a importância das pesquisas para a formação dos educadores, além da quantidade de saberes que existem ao nosso redor, o que incluo o senso comum, um dos pontos principais da obra e o conhecimento religioso por exemplo.
Como definimos o conhecimento científico e o senso comum?
O conhecimento científico é diferente do senso comum, ou conhecimento cotidiano, pois ele atua como uma aprendizagem adquirida de forma popular, normalmente passado pelas gerações ou por um determinado tipo de grupo, isso se difere do senso comum que tem participação na estrutura cotidiana do pensamento humano, ou seja, ele é passado pelas gerações como uma forma de responder as dúvidas e questões cotidianas.
Mais sobre os tipos de conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/403869