História, perguntado por juliianosanttos869, 1 ano atrás

resumo o absolutismo contestado o caso inglês

Soluções para a tarefa

Respondido por susuelen
13
Os reis Stuart tentaram exercer o poder segundo a tradição clássica do absolutismo.
Contrariando a tradição de tolerância religiosa aos outros protestantes, garantida por Elizabeth I, tentaram impor, como única religião permitida, ora o anglicanismo, ora o catolicismo.
A falta de habilidade dos reis Stuart na relação com o povo inglês e sua facilidade em provocar conflitos causaram espanto em seus contemporâneos.
Em 1628, como medida para controlar o que consideravam abusos de Carlos I, os parlamentares obrigaram-no a assinar um documento (a Petição de Direitos) que o proibia de decretar prisões arbitrárias e de criar impostos sem a aprovação do Parlamento.
Em 1640, após o rei mandar prender líderes daquela instituição que lhe faziam oposição, alguns parlamentares declararam-lhe guerra. Assim começava uma guerra civil na Inglaterra.
De um lado, ficaram os chamados cabeças-redondas, partidários do Parlamento; de outro, os cavaleiros, partidários do rei.
Durante o conflito, um líder dos cabeças-redondas destacou-se: Oliver Cromwell. Este, assumindo o comando do exército contrário ao rei, venceu os cavaleiros.
O rei, derrotado, foi submetido a julgamento e condenado por uma corte instalada pelos vencedores.
A execução do rei Carlos I teve repercussão extraordinária em toda a Europa, pois simbolizou a primeira tentativa de pôr fim ao absolutismo.

mariaimperial: Obrigada!!! Me ajudou muito em um trabalho de história.
Perguntas interessantes