resumo lutas pela emancipação politica America latina
Soluções para a tarefa
Quase todos os países da América Latina têm duas características comuns: terem se emancipado politicamente nas primeiras décadas do século XIX, e terem se tornado dependentes da Inglaterra logo após a emancipação.
1. A crise do sistema colonial
Internamente, os principais fatores da crise do antigo sistema colonial foram o próprio crescimento das colônias e o consequente aproveitamento dos conflitos entre estas e os governos metropolitanos. Externamente, a crise se explica pela opressiva política mercantilista adotada em toda a América Latina. As metrópoles, como vimos, procuravam obter a maior renda possível por meio do monopólio do comércio colonial. Além disso, arrecadavam grandes somas por intermédio das cobranças abusivas de impostos nas colônias.
Contribuíram também para a crise do antigo sistema colonial, a Revolução Industrial e a independência dos Estados Unidos. Com a Revolução Industrial, os donos de indústria – necessitando de mercados consumidores cada vez mais amplos – passaram a se opor ao Pacto Colonial e a apoiar a emancipação política das colônias. Já a independência dos Estados Unidos serviu de exemplo para outras colônias americanas.
Para criarmos um resumo sobre a emancipação política da América Latina precisamos entender seu contexto histórico e falar sobre os principais acontecimentos do período.
Emancipação Política da América Latina
Quando falamos sobre o processo de emancipação das colônias na América Latina, precisamos entender o contexto interno e externo. Houveram dois processos de emancipação política na América Latina:
- Processo de Emancipação das Colônias Espanholas
- Processo de Emancipação da Colônia Portuguesa (Brasil)
Emancipação das Colônias Espanholas
No contexto da emancipação das colônias espanholas, temos como o principal fator a insatisfação da elite criolla com o tratamento que recebiam da metrópole espanhola. Com isso, foram influenciados pelas ideias iluministas e queriam mais influência no controle tanto político quanto econômico nas colônias.
Em decorrência das invasões napoleônicas a metrópole espanhola perdeu o controle sobre suas colônias, pois tinha de se preocupar com a metrópole. Visto isso, os criollos se aproveitaram dessa fraqueza no império espanhol para se aliar com as camadas populares e começarem a luta pela independência das colônias.
Emancipação da Colônia Portuguesa
O contexto histórico sobre a emancipação política no Brasil, ocorreu em decorrência da insatisfação da elite brasileira com os tratamentos da Coroa portuguesa em relação com o Brasil.
Muito do processo de independência do Brasil aconteceu por causa da possibilidade de recolonização do Brasil após a volta de Dom João para Portugal. A elite, aristocracia rural, burocratas e comerciantes brasileiros e portugueses eram contra a recolonização do Brasil pois significaria o fechamento dos portos e o monopólio comercial entre Brasil e Portugal.
Após a volta de Dom João para Portugal, ele realiza uma ação que deixa claro os interesses da Coroa para com o Brasil, o imperador esvazia todo o capital acumulado no Banco do Brasil e aprofunda a crise econômica no Brasil.
Em decorrência disso, a elite e a aristocracia brasileira, que sustentavam economicamente o Brasil pressionaram Dom Pedro I para proclamar a Independência, e em 1822 ele o fez.
Saiba mais sobre "Emancipação Política da América Latina" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17341742
#SPJ2