RESUMO LIVRO UM DESTINO MARTINHO LUTERO PFV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resumo do livro:
Explicação:
Lucien Febvre autor do livro Martinho Lutero, um destino, procura apresentar ao leitor a tragetoria e história de vida de Martinho no contexto de sua época.
O que moveu Lutero, foi um desafio pessoal. Segundo Lucien, sua formação era de monge enclausurado e angustiado pelo pecado. "o remédio de Lutero para as suas angústias, e que o tinha curado, não se mostrou eficaz para todos", com isso o autor mostra as dificuldades e dúvidas que o monge encontrou em seu caminho que o levaram a entender o que ele buscava.
A formação e o recuo de Lutero, segundo Febvre, são motivadas por um sentimento essencialmente religioso; o mesmo que sempre o moveu, desde a juventude: o sentimento do pecado. O consolo que encontrou na certeza pessoal da salvação pela fé originou apenas "uma teologia pessoal".
Por mais que no início Lutero investisse sua esperança na derrota, e não apenas na sua derrota pessoal diante do pecado, mas a de todos os movimentos sociais em si inflamados por suas palavras. É nesse contexto que se dá o rompimento irremediável com Erasmo, em disputa sobre o livre-arbítrio.
Estas tensões levaram a desventuras mesmo entre seus companheiros e seguidores próximos: com Melanchton, por exemplo, tanto quanto com a "massa que só segue suas diretrizes para incliná-las aos próprios fins" (p. 305). Forma-se, assim, "sob esse Lutero vivo, respeitado, consultado, um luteranismo distinto, em muitos aspectos, de seu próprio luteranismo" (p. 305).