resumo gonzaga e as cartas chilenas
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O nome Cartas Chilenas deve-se ao artifício usado para situar os acontecimentos no Chile. O poema está dividido em treze cartas dirigidas pelo poeta Critilo a seu amigo Doroteu ; das cartas 7ª e 13 ª só ficaram fragmentos.
Cunha Meneses foi satirizado sob o pseudônimo Fanfarrão Minésio, e Joaquim Silvério dos Reis, que viria a delatar os inconfidentes, aparece como Silverino; todos os personagens reais, já devidamente identificados pelos estudiosos, aparecem com pseudônimos.
As cartas começaram com a narrativa da chegada de Cunha Meneses, a Vila Rica, isto é, do Fanfarrão Minésio ao Chile. Surgem os retratos caricaturas do governador e de seus cúmplices mais chegadas. Ainda conta-se a posse do Fanfarrão e sua atitude prepotente, humilhando, as outras autoridades.
"Amigo Doroteu, prezado amigo,Abre os olhos, boceja, estende os braçosE limpa das pestanas carregadaso pegajoso humor, o sono ajunta.Critilo, o teu critilo é quem te chama;Ergue a cabeça da engomada fronha,Acorda, se ouvir queres causas raras."
Na segunda carta, os atos do governador são apresentados como demagógicos, caprichosos e arbitrários, tomando decisões que deviam caber à justiça. A partir de terceira carta, surgem em episódios atos de desmando desprezo e humilhação às outras autoridades e aos ilustres da terra. A restrição mais freqüente feita às Cartas refere-se a suas desigualdades de estilo aos excessos de alusões circunstanciais ou indignações panfletárias. Tais restrições têm contribuindo para a subestimação da sátira; no entanto, bem vistas as coisas são argumentos insustentáveis quando se compara esse pretenso rigor à tolerância com que são aceitas tantas insignificâncias sentimentais do Romantismo brasileiro. Escritas às vésperas da rebelião da Inconfidência as Cartas Chilenas são narrativa crítica de um período importante da sociedade colonial.
A terceira Carta contam as injustiças e violências que Fanfarrão executou por causa de uma cadeia, a que deu principio." Agora, Doroteu, ninguém passeia,todos em casa estão, e todos buscamdivertir a tristeza que nos peitosinfunde a tarde, mais que a noite feia."
" Pretende, Doroteu, o nosso chefe
erguer uma cadeia majestosaque passa escurecer a velha famada torre da Babel e mais dos grandes,custosos edifícios que fizeram,para sepulcros seus, os reis do Egito. "
A quinta carta contam as desordens feitas nas festas que se celebraram nos desposórios do nosso sereníssimo infante com a sereníssima infanta de Portugal.
Cunha Meneses foi satirizado sob o pseudônimo Fanfarrão Minésio, e Joaquim Silvério dos Reis, que viria a delatar os inconfidentes, aparece como Silverino; todos os personagens reais, já devidamente identificados pelos estudiosos, aparecem com pseudônimos.
As cartas começaram com a narrativa da chegada de Cunha Meneses, a Vila Rica, isto é, do Fanfarrão Minésio ao Chile. Surgem os retratos caricaturas do governador e de seus cúmplices mais chegadas. Ainda conta-se a posse do Fanfarrão e sua atitude prepotente, humilhando, as outras autoridades.
"Amigo Doroteu, prezado amigo,Abre os olhos, boceja, estende os braçosE limpa das pestanas carregadaso pegajoso humor, o sono ajunta.Critilo, o teu critilo é quem te chama;Ergue a cabeça da engomada fronha,Acorda, se ouvir queres causas raras."
Na segunda carta, os atos do governador são apresentados como demagógicos, caprichosos e arbitrários, tomando decisões que deviam caber à justiça. A partir de terceira carta, surgem em episódios atos de desmando desprezo e humilhação às outras autoridades e aos ilustres da terra. A restrição mais freqüente feita às Cartas refere-se a suas desigualdades de estilo aos excessos de alusões circunstanciais ou indignações panfletárias. Tais restrições têm contribuindo para a subestimação da sátira; no entanto, bem vistas as coisas são argumentos insustentáveis quando se compara esse pretenso rigor à tolerância com que são aceitas tantas insignificâncias sentimentais do Romantismo brasileiro. Escritas às vésperas da rebelião da Inconfidência as Cartas Chilenas são narrativa crítica de um período importante da sociedade colonial.
A terceira Carta contam as injustiças e violências que Fanfarrão executou por causa de uma cadeia, a que deu principio." Agora, Doroteu, ninguém passeia,todos em casa estão, e todos buscamdivertir a tristeza que nos peitosinfunde a tarde, mais que a noite feia."
" Pretende, Doroteu, o nosso chefe
erguer uma cadeia majestosaque passa escurecer a velha famada torre da Babel e mais dos grandes,custosos edifícios que fizeram,para sepulcros seus, os reis do Egito. "
A quinta carta contam as desordens feitas nas festas que se celebraram nos desposórios do nosso sereníssimo infante com a sereníssima infanta de Portugal.
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