resumo geral sobre os platelmintos pvf
Soluções para a tarefa
Olá!
Os platelmintos são vermes de corpo achatado, o nome vem do grego “platy” (significa achatado) e “helmin” (que significa verme). Esses vermes vivem em ambientes úmidos ou aquáticos, como rios e lagos, e têm cerca de 15 mil espécies catalogadas. Os platelmintos têm simetria bilateral e não possuem tubo digestório completo, ou seja, não têm ânus, apenas boca, faringe e intestino. Alguns, ainda, nem possuem tubo digestório, vivendo como eternos parasitas e absorvendo os nutrientes através de sua pele. Entretanto, alguns não são parasitários e possuem vida livre.
Estes vermes pertencem ao filo “Platyhelminthes”, ao reino “Animália” e ao sub-reino “Metazoa”. Eles também não possuem sistema respiratório nem circulatório. As espécies que são parasitas, geralmente vivem no organismo dos mamíferos, como bois e porcos, sendo uma das principais formas de acesso para o corpo do ser humano, que quando ingere essas carnes sem o cozimento ideal ou uma rigorosa assepsia, estão propensos a “engolirem” os platelmintos, que se instalam em nosso corpo.
A sua excreção ocorre através de células-flama, que excretam amônia para a superfície de seus corpos. A reprodução dos platelmintos vária entre suas espécies, mas pode ser por partenogênese (quando o embrião se desenvolve sem fecundação, de forma assexuada), por fissão (quando uma parte do verme se desenvolve em outro) ou de forma sexuada mesmo.
Os platelmintos possuem um epitélio formados pela epiderme, que tem uma camada de células. Os parasitas têm em alguns casos ventosas para se fixarem na parede dos órgãos de seus hospedeiros. Seu sistema nervoso é formado por uma cabeça, células nervosas e sensoriais, ele é chamado de ganglionar, composto por dois gânglios nervosos ligados a cordões nervosos ventrais e longitudinais, estes se conectam por comissuras transversais e percorrem toda a região ventral, até o final do seu corpo.
Espero ter ajudado! =)