resumo expansão marítima
Soluções para a tarefa
A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
Estas viagens deram início ao processo da Revolução Comercial, ao encontro de culturas diferentes e da exploração do novo mundo, possibilitando a interligação dos continentes.
Grandes complicações tomavam conta do mercado interno europeu que passou a ter que exportar produtos de outros países, negociando principalmente com os mercadores árabes em decorrência da rota para os produtos que precisavam. A rota passava pelo Mar Mediterrâneo, e os países que intermediavam a exportação acabavam deixando os produtos ainda mais caros para a Europa, o que fez com que a crise se intensificasse ainda mais. A solução, então, foi procurar novas rotas para encontrar as Índias, evitando, dessa forma, gastos com impostos, passando a comprar os produtos de forma direta. A expansão marítima, entretanto, era bastante cara, o que fez com que os comerciantes precisassem, mesmo sendo ricos, da figura do monarca para seguir com os planos.
Com a centralização do poder político, as Grandes Navegações foram possíveis, já que era necessário que o Rei fornecesse ajuda para que fosse possível( o Estado absolutista organizava, e a burguesia financiava, ambos com o intuito de lucrar mais.)Então, durante esse período, foram desenvolvidos equipamentos mais resistentes, com a verba do rei, além de bússolas para guiar as embarcações, assim como as caravelas, que tornaram possíveis as viagens, além de mais seguras. Portugal foi o primeiro país da Europa a realizar a expansão marítima tendo o poder centralizado nas mãos de Dom João I, então rei de Portugal.
Foi durante essa busca que Portugal acabou descobrindo novos territórios e, com isso, novas formas de alcançar seus objetivos. Junto com Portugal, a Espanha também passou por grandes investimentos para tornar possível a expansão marítima, e com isso encontraram também novas terras que poderiam ser exploradas. Grandes descobertas foram realizadas nesse período, como o descobrimento da América e do Brasil ao final do século XV, sendo que o continente americano foi de grande importância para a estabilização da Europa e sua economia durante o período de crise. O descobrimento das Américas, entretanto, se deu, segundo estudiosos, pelo acaso, pois os navegadores acabaram se perdendo e chegando ao novo continente. Existem, entretanto, relatos que comprovam que outros navegadores chegaram aos territórios da América antes de Pedro Álvares Cabral, mas estes, entretanto, não tomaram posse das Terras.
Estas viagens deram início ao processo da Revolução Comercial, ao encontro de culturas diferentes e da exploração do novo mundo, possibilitando a interligação dos continentes.