Resumo
Europeus disputam o mundo Atlântico
Pfv me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
RESUMO
Até o último quartel do século XIX, a presença européia na África reduzia-se a poucos pontos litorâneos. Em toda a sua grande extensão, a África era governada por africanos. O continente dividia-se em impérios, reinos e cidades-estado. Do lado do Atlântico, havia intensas relações entre essas estruturas políticas e o Brasil. O que se passava num lado do oceano repercutia no outro. A cruzada anti-escravagista desembocou num novo imperialismo europeu. A ocupação da África pelas potências européias não logrou destruir muitas dessas estruturas de poder, algumas das quais serviram de intermediárias entre o colonizador e os africanos enquanto que outras persistiram na clandestinidade. A ocupação colonial ocasionou o quase completo corte das antigas e fortes relações com o Brasil.
Mundo Atlântico é um conceito ligado a um processo histórico e geográfico. A cartografia foi quem contribuiu para que os Europeus explorassem os oceanos. A primeira data que se tem sobre o Mundo Atlântico é do século XVI através da carta Universal de Juan de La Cosa.
A Europa e o Mundo Atlântico
- A carta Universal de Juan de La Cosa, citava que o Mundo Atlântico possuía obstáculos, contudo, com um barco e um navegador, eles poderiam ser transportados.
- A próxima carta de Pedro Reinel, La Carta del Cantino, sobre o Mundo Atlântico, surge uma nova visão sobre o oceano, pois a carta mostra possibilidades de encontrar um mundo diferente.
- Já na Carta Universal de La Cosa, o Mundo Atlântico passa a ser representado, graças a cartografia, pela América no Oeste, Europa e África no Leste. Desse modo, o Mundo Atlântico criou uma ligação entre a América, a Europa e a África.
Entenda mais sobre o Mundo Atlântico em: https://brainly.com.br/tarefa/177464
#SPJ3