História, perguntado por nurya90, 1 ano atrás

resumo Estado e religião​

Soluções para a tarefa

Respondido por kamilycrq12
3

Resposta:

  • Estado e Religião. A neutralidade religiosa do Estado é base essencial para a segurança da liberdade de opção religiosa individual. Por isso a Suíça se define, a nível nacional, como Estado laico. ... As Igrejas católica ou protestante eram muitas vezes Igrejas de Estado

resumo: A neutralidade religiosa do Estado é base essencial para a segurança da liberdade de opção religiosa individual. Por isso a Suíça se define, a nível nacional, como Estado laico. A Confederação não tem, basicamente, relações institucionais com comunidades religiosas específicas. Exceções são a capitania espiritual do exército através da igreja nacional e a cooperação com organizações da igreja e judaicas no âmbito de assuntos de fugitivos e asilo. Para regulamentar a relação Estado e religião são competentes os Cantões.

 

A relação entre religião e Estado é historicamente marcada na Suíça. Até o surgimento da Suíça moderna em 1848, a relação entre os entes representativos religiosos e políticos era bem próxima nos Cantões isolados. As Igrejas católica ou protestante eram muitas vezes Igrejas de Estado.

 

Ainda hoje a ligação entre ambas as Igrejas cristãs com o Estado é evidente na maioria dos Cantões. Somente os Cantões de Genebra e Neuchatel se decidiram por uma clara separação entre Igreja e Estado.

 

As Igrejas cristãs participam intensivamente nos processos democráticos de decisões na Suíça. Elas se envolvem em assuntos de direitos humanos e se engajam em questões sociais e éticas. Com a experiência sobre a importância da liberdade de opção religiosa as Igrejas de Estado também se empenharam, nos últimos anos, a favor da tolerância religiosa entre as diferentes religiões

Perguntas interessantes