resumo dos três autores ( Durkheim,Weber e marx ) principais ideias
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os três autores deste livro apresentam um relato abrangente das ideias fundamentais subjacentes às ciências sociais. Os autores discutem como descrever, explicar e interpretar fenômenos sociais. Há muitas questões que são geradas a partir desses processos, incluindo como Durkheim acredita que os fatos sociais existem independentemente da consciência individual e, no entanto, os indivíduos são sempre a fonte dos fatos sociais. Weber enfatiza sua abordagem da explicação histórica como um exemplo desse método. Marx compara seus pontos de vista com os de outros, concentrando-se em sua relação entre a estrutura econômica e a mudança histórica.
Explicação:
Os pensadores clássicos Durkheim, Weber e Marx
O sociólogo francês Émile Durkheim, o teórico político e sociólogo alemão Max Weber e o economista e filósofo alemão Karl Marx são pensadores clássicos e são considerados o tripé da sociologia. Esses pensadores adicionaram grandes ideias e ajudaram muito para que a sociologia crescesse e se tornasse o que é hoje.
Principais Ideias
- Durkheim foi aquele que teve a iniciativa de criar uma medida sociológica, diferenciando a sociologia de outras ciências humanas. Ele acreditava que a sociedade é detentora de uma força poderosa sob os indivíduos. Segundo Durkheim, valores, crenças e normas sociais criam uma consciência coletiva, ou um modo compartilhado de ver e entender o mundo ao nosso redor, afetando nosso comportamento. E é essa consciência coletiva que une todos os indivíduos, criando uma espécie de integração social.
- Max Weber implicava que as relações econômicas e tecnológicas advindas do capitalismo se tornaram forças fundamentais na sociedade. Ao nascermos em uma sociedade que é assim, dividida hierarquicamente, não há nada a se fazer além de continuar vivendo e sendo parte desse sistema. Ou seja, tanto nossa vida quanto nosso ponto de vista são moldados de uma forma que nem ao menos seríamos capazes de imaginar outra forma de viver. E esse conceito era chamado por ele de Jaula de Ferro, aqueles que nascem dentro da jaula vivem de acordo com o que é ditado, e ao fazerem isso, reproduzem essa ideia de jaula até o final. Por essa razão, Weber considerava essa jaula metafórica um grande obstáculo para a liberdade.
- Karl Marx foi o criador de análises econômicas e teorias políticas relacionadas a revolução do comunismo, e tinha ideias sociológicas muito influentes, nas quais explicava como a vida social molda e distorce as crenças e ideias das pessoas. Ele criou uma doutrina, o Marxismo, junto de Friedrich Engels, focada na luta entre a classe trabalhadora e os capitalistas. Segundo Marx, a exploração cometida pelos capitalistas à classe trabalhadora criaria um conflito de classes, e esse conflito levaria a uma revolução que faria com que a classe trabalhadora superasse a classe capitalista e tomasse conta da economia.
Para cada um desses pensadores, a sociedade era vista por um ângulo diferente e peculiar. Podemos concluir que Durkheim e Weber eram os mais conservadores e inclusive defendiam o capitalismo, já Marx queria que uma revolução acontecesse para que esse sistema fosse derrubado.
Entenda mais sobre Durkheim, Weber e Marx aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11222211