Ed. Física, perguntado por lucianetz, 1 ano atrás

resumo dos principais tipos de combustíveis: características gerais​

Soluções para a tarefa

Respondido por majuhsantinni
13

O combustível é substância que, quando queimada, ou seja, entra em contato e reage com oxigênio ou ar, produz calor. Assim, as substâncias classificadas devem conter um ou vários dos elementos combustíveis: carbono, hidrogênio, enxofre, entre outros.

No processo de combustão a energia química do combustível é convertida em calorífica. Para utilizar em vida útil é necessário transformar o combustível a partir de estados químicos, de sólido para líquido ou gasoso.

O combustível é utilizado para alimentar qualquer coisa, de carros a aviões para barcos de brinquedo a motor. Representa alma do sistema de transporte. Como os avanços tecnológicos a sociedade foi capaz de utilizar diversas fontes naturais e artificiais para alimentar os veículos.

Petróleo: Combustível Caro e Poluente

Petróleo é fonte de combustível usado para nações industriais de energia. Encontrado em grandes reservatórios em todo o planeta. Recurso levados para refinarias transformam formas utilizáveis, como gasolina. Geralmente é comprada em unidades de tambor. Os preços do petróleo subiram de menos de US$ 20 o barril em 1996 para US$150 em junho de 2008.

Com frequência o poluente gera crises econômicas nas nações. Em 1973 as nações árabes produtoras de petróleo se reuniram na OPEP para quadruplicar o preço dos barris que dispararam de maneira considerável, fato que fez o governo Geisel investir no programa PROÁLCOOL.

Etanol: Gasolina e Natureza

Alternativa para veículos com motores a gasolina está nos veículos Flex, que podem rodar com gasolina comum ou uma combinação junto com etanol, composto por açúcares de plantas. Milho e açúcar são considerados duas fontes comuns presentes na produção do etanol.

Considerado correto de maneira ambiental porque é feito de recursos renováveis e possui combustível com maior nível de limpeza do que os existentes nos sistemas a gasolina. O tipo comum de Flex comercializado nos Estados Unidos é chamado de E85: 85% Etanol e 15% gasolina. Especialistas dizem que o uso de combustível Flex não faz mal ao motor porque está projetado a poluir menos.

 Movido com combustível flexível obtêm menos quilômetros por litro porque o etanol não possui o mesmo nível de energia existente na gasolina. Automóvel movido a E85 pode obter entre vinte a trinta por cento por galão necessário do que veículos à base de gasolina.

Consiste em gás natural encontrado nas pequenas peças de gases naturais. No entanto, o álcool também pode ser produzido de maneira manual e utilizado como combustível. A produção de etanol inclui a fermentação de talos de milho ou cana-de-açúcar. Embora queime com maior limpeza do que a gasolina tradicional os custos são equivalentes e eficiência um terço menos eficiente.

 

Gás Natural: Metano

O gás natural se refere ao metano encontrado em camadas de carvão. Também pode ser achado nos aterros, pântanos e brejos. Antes usados como combustível, o gás natural deve passar por processamento extenso para remover todas as substâncias químicas.

Combustível a Hidrogênio

Existem as reações químicas que podem produzir energia a ser usada como combustível, caso do hidrogênio, por exemplo. Oxigênio e hidrogênio são combinados de célula. Quando combinados quimicamente, eles podem produzir eletricidade, energia para combustíveis, criação de água e vapores como subprodutos.

Óleo Vegetal e Modificação de Motores

A sobra do óleo vegetal reto (SVO) também pode atuar como combustível. Tanques reduzem a alta viscosidade para fazer fluir melhor. Este combustível não pode ser executado através de motores padrões. Eles têm de ser convertidos para lidar com óleo vegetal filtrado. Isso inclui modificar motores para funcionar a 150 graus.

Perguntas interessantes