Resumo dos modelos dos gregos, Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Soluções para a tarefa
MODELOS ATÔMICOS
O modelo do átomo é uma tentativa dos cientistas de compreender melhor os aspectos estruturais dos átomos e seus átomos constituintes. Em 1808, o cientista britânico John Dalton propôs uma explicação para a natureza da matéria. Esta é a primeira teoria atômica que fornece a base para modelos atômicos atualmente conhecidos.
DALTON
O modelo atômico de Dalton (chamado de modelo de bilhar) tem os seguintes princípios:
Toda a matéria é formada por pequenas partículas chamadas átomos.
Átomos de elementos diferentes têm propriedades diferentes, mas todos os átomos no mesmo elemento são exatamente os mesmos;
Os átomos não mudam quando formam uma composição química.
Os átomos são permanentes e indivisíveis e não podem ser criados ou destruídos;
A reação química corresponde à recombinação de átomos.
THOMSON
O modelo atômico de Thomson é o primeiro modelo a tornar os átomos separáveis. Ao estudar os raios catódicos, os físicos britânicos propuseram esse modelo, que mais tarde foi chamado de modelo do pudim de ameixa.
Ele provou que esses raios podem ser interpretados como um feixe de partículas carregadas negativamente.
RUTHERFORD
Em 1911, o físico neozelandês Rutherford colocou uma peça muito fina de ouro em uma câmara de metal. Seu objetivo é analisar a trajetória das partículas alfa produzidas por obstáculos criados pela folha de ouro.
Neste artigo de Rutherford, ele observou que algumas partículas foram completamente bloqueadas, enquanto outras partículas não afetadas foram além das folhas e se desviaram. Segundo ele, esse comportamento pode ser explicado pela repulsão elétrica entre essas partículas.
BOHR
O modelo apresentado por Rutherford foi aperfeiçoado por Bohr. Portanto, a estrutura atômica de Bohr também é chamada de modelo atômico de Bohr ou modelo atômico de Rutherford-Bohr.
A teoria do físico dinamarquês Niels Bohr estabeleceu os seguintes conceitos atômicos:
Os elétrons que orbitam o núcleo não giram aleatoriamente, mas descrevem certas órbitas.
Os átomos são muito pequenos, mas a maioria dos átomos está vazia. O diâmetro do núcleo é cem mil vezes menor que o átomo inteiro. O elétron gira tão rápido que parece ocupar todo o espaço.
Quando a eletricidade passa pelo átomo, o elétron salta para a próxima órbita maior e depois retorna à sua órbita normal.
Quando os elétrons saltam de uma órbita para outra, eles produzem luz. Bohr foi capaz de prever o comprimento de onda com base na composição dos átomos e na transição dos elétrons de uma órbita para outra.
ESPERO TE AJUDAR. OBDUU