Resumo dos documentários:
Aleijadinho: a arte de um gênio e Decifrando a história de Aleijadinho - Programa Terra de Minas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
queria saber mais nao estudei isso ainda
Resposta:
Aleijadinho: a arte de um gênio
Aleijadinho se tornou um dos símbolos da cultura nacional. Quem vai a Minas Gerais se encanta com os santos e altares feitos por ele. No bicentenário de sua morte, o Caminhos da Reportagem mostra a genialidade de Antônio Francisco Lisboa, passando pelas cidades mais importantes da trajetória do escultor: Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Congonhas do Campo. O programa também apresenta a valorização das obras do artista, considerado um dos favoritos de falsários, e o imenso mercado gerado por peças falsas atribuídas ao mestre.
“Uma vez que essas imagens são publicadas em catálogo ou vão em uma exposição, amanhã se uma delas aparecer em um leilão adquire antecedentes e procedência para ser atribuída como um Aleijadinho verdadeiro. Então uma imagem dessas que não valia nada, passa a valer milhões”, explica o escultor Elias Layon.
O promotor Marcos Paulo Miranda é também biógrafo de Aleijadinho.Filho de um português com uma negra, Aleijadinho começou a aprender o ofício com a família e se tornou um artista mútiplo.
“Aleijadinho não foi simplesmente, como muitos pensam, um fazedor de santos. Para além da escultura, ele foi entalhador, arquiteto, perito, carapina e carpinteiro. Então, era um profissional de vários talentos”, define o biógrafo e promotor Marcos Paulo Miranda.
Os trabalhos de Aleijadinho floresceram no período dos estilos Barroco e Rococó. Época de peças trabalhadas, impactantes e expressivas. A doença que afetou seus movimentos não o impediu de criar algumas das mais belas esculturas brasileiras.
Decifrando a história de Aleijadinho
Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial.
Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.
Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, nasceu na cidade mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto. Há controvérsias sobre sua data de nascimento, mas a maioria dos pesquisadores dizem que ele nasceu em 29 de agosto de 1730.
Filho do português Manuel Francisco Lisboa, mestre de carpintaria, que chegou a Minas Gerais em 1728, e de uma escrava chamada Isabel.
Aleijadinho estudou as primeiras letras, latim e música com alguns padres de Vila Rica. Aprendeu a esculpir ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande quantidade de imagens religiosas.
Na segunda metade do século XVIII, graças ao ouro, surgiram as ricas construções em pedra e alvenaria.
Foi nessa época, quando Minas Gerais liderava o movimento artístico da colônia, que Aleijadinho desenvolveu sua atividade de arquiteto e escultor.
Foi difícil obter o reconhecimento de seu talento, pois na época, não se perdoava a condição de mestiço. Muitos de seus trabalhos foram feitos para confrarias e irmandades de brancos.
Por conta de sua condição, não lhe foi permitido assinar nem sua obra nem os livros de registro de pagamentos.
Quando sua fama, apesar de tudo, chegou a outras cidades e sua obra se encontrava em pleno esplendor, a doença o atacou. Lepra ou sífilis, não se sabe ao certo, deformou seus pés e mãos.
Entretanto, mesmo doente, ele não abandonou sua arte. Assim, quando suas mãos se deformaram por completo, atou-as com uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua.
Aleijadinho faleceu no dia 18 de novembro de 1814 em sua cidade natal. Seu corpo foi sepultado na Matriz de Antônio Dias, junto ao altar da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.
Programa Terra de Minas
Terra de Minas é um programa de variedades brasileiro transmitido em HD sobre a cultura típica de todas as regiões de Minas Gerais.
Exibido aos sábados, em algumas regiões de Minas (nas regiões cobertas pela Globo Minas, InterTVs Grande Minas e dos Vales), às 14h. A TV Globo Internacional o retransmite em 140 países.[1] É apresentado e produzido por alguns repórteres da Globo Minas e a maior parte das reportagens é produzida pela própria.
Uma marca do programa, durante muito tempo, foi a música de abertura, Imaculada, de Marcus Viana, veiculada até outubro de 2010. A partir de então, uma nova logomarca foi adotada, e a música-tema passou a ser Seio de Minas, interpretada por Paula Fernandes.
Em 31 de outubro de 2015, a TV Globo Minas passou a exibir o programa às 14h, substituindo o "Moda e Estilo". Após a mudança, a EPTV Sul de Minas deixou de transmitir o programa, optando por continuar com a transmissão do "Terra da Gente" para esta região. Em março de 2016, a Rede Integração, que exibia uma versão reduzida do semanal, deixa de transmitir o programa na sua área de cobertura optando pelo aumento do tempo de exibição dos programas "Tô Indo" e "Carona".