História, perguntado por gabriellaalmeidadeaz, 4 meses atrás

resumo do texto PAÍSES INDUSTRIALIZADOS E NÃO INDUSTRIALIZADOS​

Soluções para a tarefa

Respondido por vivianemagalhaesnutr
1

Resposta:

PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS

HOMEENEMGEOGRAFIAGEOGRAFIA ECONÔMICAPAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS

As Nações Unidas dividem os países em duas categorias: países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Um país desenvolvido possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Já um país subdesenvolvido possui um baixo nível de industrialização e renda per capita. A denominação países desenvolvidos e subdesenvolvidos surgiu após a Segunda Guerra Mundial e foi utilizada para explicar a diferença entre os países industrializados e os exportadores de matéria-prima.

Países Ricos e Países Pobres

A terminologia usada para denominar países desenvolvidos e subdesenvolvidos varia bastante. São vários os termos utilizados para descrever os níveis de desenvolvimento de países. As nações são classificadas em categorias, baseadas em critérios como grau de riqueza ou pobreza, nível de industrialização, desenvolvimento econômico, etc.

O termo "país emergente", bastante utilizado na década de 1990, descrevia países em desenvolvimento: entre eles, países da América Latina, do Leste Europeu, do Sudeste Asiático e da África. Na década de 1980, eles eram chamados de países de terceiro mundo. Hoje, esses países são classificados como países em desenvolvimento (países recentemente industrializados) e países subdesenvolvidos (países menos industrializados).

Países em desenvolvimento ou recentemente industrializados incluem a maioria dos países da América do Sul e da Europa Oriental e partes dos continentes africano e asiático. Tais países são, em geral, menos industrializados que os desenvolvidos, mas mais que os subdesenvolvidos.

A maioria dos países em desenvolvimento apresenta uma má distribuição de renda – fator decisivo na medida do desenvolvimento de uma nação. Em tais países, a concentração de renda se encontra nas mãos de poucos. Tais países dependem de países desenvolvidos. Uma das heranças da colonização de exploração é ter uma relação de dependência com decisões, tecnologia, mercados e preços e créditos originários das nações desenvolvidas.

A maioria dos países africanos e alguns asiáticos são subdesenvolvidos ou menos industrializados. Apresentam dependência financeira e exclusão tecnológica e econômica. A economia desses países é primariamente agrícola. Muitos desses países são extremamente pobres: há falta de água potável, encanamento e esgotos, eletricidade e atendimento médico. Apresentam também baixo consumo de energia, elevadas taxas de analfabetismo, elevado crescimento demográfico, alta mortalidade infantil e baixa expectativa de vida. São frequentemente atingidos por epidemias e endemias: malária, febre amarela, doença de Chagas, meningites, hepatites, cólera, etc. Os índices de mortalidade são, portanto, elevados. Na África, por exemplo, milhões de pessoas contraíram o vírus da AIDS e milhares, o Ebola.

,

Perguntas interessantes