Português, perguntado por rosanamilhomem2, 1 ano atrás

resumo do que foi o pré-MODERNISMO

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicajcsfernandes
63

Resposta:

O que foi

 

O Pré-Modernismo foi um período da literatura brasileira, que teve seu desenvolvimento nas décadas de 1910 e 1920. Muitos estudiosos da literatura brasileira afirmam que foi um período de transição entre o simbolismo e o modernismo.

 

Contexto histórico

 

O Pré-Modernismo brasileiro situa-se no contexto histórico da consolidação da República. A expectativa de um novo Brasil, mais justo e moderno, com o advento do regime republicano foi frustrada. No novo regime, as desigualdades continuaram, a oligarquia se manteve no poder, a participação política ficou restrita às elites e os conflitos sociais (exemplos: Guerra da Vacina, Guerra do Contestado, Cangaço e Revolta da Chibata) pipocaram pelo Brasil. Foi este contexto que influenciou a produção literária das duas primeiras décadas do século XX.

 

Principais características do Pré-Modernismo no Brasil:

 

- Abordagem de problemas sociais brasileiros (desigualdade, conflitos, pobreza e exclusão social e política). Estes temas serão retratados, principalmente, nas obras de dois importantes escritores do período: Lima Barreto e Euclides da Cunha.

 

- Regionalismo: valorização de aspectos culturais de regiões do Brasil.

 

- Estética literária marcada por valores do Naturalismo.

 

- Mistura de estilos literários de escolas anteriores.

 

- Surgimento, em alguns escritores (Lima Barreto, por exemplo) do uso da linguagem coloquial.

 

- Surgimento, embora o conservadorismo ainda se faça presente, de inovações técnicas na forma de expressão literária.

 

* importante: por não se tratar de uma escola literária, mas sim um período de transição, as características acima não estão presentes nas obras de todos os escritores pré-modernistas. Cada escritor possui seu próprio estilo e suas próprias temáticas de destaque.

Explicação:

Respondido por Haldrada
2

O pré-modernismo representa o movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo, ocorrido de 1910 a 1922. Importante apontar que existem algumas diferenças em sua caracterização quando se fala no movimento brasileiro e no movimento Europeu.

Na Europa, o pré-modernismo foi marcado por tensões políticas imperialistas na busca por exploração econômica de países subdesenvolvidos, que outrora haviam sido colônias. Devido à crise interna, o movimento presenciou o surgimento da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Houve, ainda, o surgimento de movimentos de vanguarda.

Por sua vez, no Brasil, vigorava o início da Proclamação da República, e diversos conflitos internos que levaram a arte a um patamar de crítica social, econômica e política. No período, houve a crescente necessidade de criação do nacionalismo, de modo que os elementos arquitetônicos e artísticos que remetiam à cultura portuguesa formam substituídos.

Escolas Literárias:

Movimentos literárias representam o conjunto de acontecimentos históricos que influenciaram a literatura desde o seu surgimento. Em decorrência de características temporais, são divididas por meio de critérios técnicos com a finalidade de facilitar seu estudo. Entretanto, é importante entender que não são descrições físicas, de modo que as escolas literárias apresentam influências umas das outras.

As Escolas denominadas de Era Colonial compreendem o Quinhentismo (1500-1601), o Barroco (1601-1768) e o Arcadismo (1768-1808).

Por sua vez, as Escolas denominadas como Era Nacional abarcam o Romantismo (1836-1881), o Realismo / Naturalismo / Parnasianismo (1881-1893), o Simbolismo (1893-1910), o Pré-Modernismo (1910-1922), o Modernismo (1922-1950) e o Pós-Modernismo (1950 - dias atuais).

Para saber mais sobre Escolas Literárias, acesse brainly.com.br/tarefa/1439160

#SPJ2

Perguntas interessantes