História, perguntado por thekingamer247, 1 ano atrás

resumo do povo elamita.

Soluções para a tarefa

Respondido por milyps36
29

Os Elamitas se originaram no Vale do Nilo e fizeram parte das migrações africanas rumo a ásia, cerca de 8000 a.C a 5000 a.C. Na pré-história, os povos elamitas estavam ligados culturalmente à Mesopotâmia. Depois de 2334 a.C., sob domínio da dinastia acádia, adotaram a escrita cuneiforme usada por sumérios e acádios. Finalmente, o Elam caiu em poder dos guti, um povo montanhês, e logo foi submetido pela terceira dinastia de Ur. Só reconquistou a liberdade ao decair o poderio de Ur.

A língua elamita, conhecida pelos textos escritos em escritura cuneiforme encontrados em Susa e alguns outros lugares e que datam de entre o 2400 e o 300 aC.

divide-se em quatro períodos: velho elamita, elamita médio, novo elamita e elamita tardio ou aquemènida. Quase todos os materiais são dos três últimos períodos no que a linguagem mudou bastante na sintaxis, e provavelmente ademais existiam vários dialectos.

Não está conectada com outras línguas mas se tentou a incluir ao grupo de línguas dravídiques. Em termos de religião, os Elamitas praticavam politeísmo.

Como que os deuses tinham uma origem local às diferentes partes que finalmente formaram o reino, tinha mês de um deus pela cada finalidade ou tinham as mesmas atribuições: grande deuses (em sentido de supremos) era um titol que traziam Inshushinak, Napirisha, Humban, Nahhunte, Kiririsha, Manzat, e algum outra; alguns deuses fossem protetores de deuses como Mashti e Napir ou de reis como Inshushinak, Kiririsha ou Napir, ou protetores de Elam como Silir-katru. Kirirsha e Mashti fossem mães dos deuses; muitos deuses estavam associados à palavra lahakra (morrido) como Inshushinak, Kiririsha, Upurkupak, e seguramente Ruhuratir e Tepti.

Uma das mais importantes figuras do panteão foi a deusa Kiririsha, um nome com cognatos encontrado em outros sistemas de crença de povos desta região.

Respondido por LarissaMoura3
0

O povo elamita se originou no Vale do Rio Nilo, atual Irã, e abrigaram essa região no período de 8000 a 5000 a.C. A civilização elamita foi uma civilização antiga que surgiu paralelamente à sociedade da Mesopotâmia.

Os elamitas tinham uma língua própria eram adversários dos sumérios, dos acádios e dos babilônicos em conflitos para a conquista da hegemonia do Oriente Próximo. O povo elamita acabou sendo dominado pelo líder babilônico Nabucodonosor.

A cultura elamita foi fundamental para o início da história do Irã. Pois, auxiliou no desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, como na literatura e na arquitetura.

Saiba mais sobre o povo elamita em: https://brainly.com.br/tarefa/31283641

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes