Resumo do Nazifascismo e crise de 1929?
Rápido por favor
40 PONTOS
Soluções para a tarefa
O nazi-fascismo foi uma doutrina política que surgiu e desenvolveu, principalmente, na Itália e Alemanha entre o começo da década de 1920 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta doutrina ganhou o nome de nazismo na Alemanha e teve como principal representante Adolf Hitler. Na Itália, ganhou o nome de fascismo e teve Benito Mussolini como líder.
A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o regia.
Com efeito, esta crise teve início em meados de 1929, seu epicentro foi nos Estados Unidos, ela espalhou-se por todas as economias capitalistas, perdurou por cerca de uma década e teve amplos desdobramentos (sociais, políticos, etc).
Como motivos da Crise de 1929, podemos apontar a superprodução agrícola e industrial, e a queda das exportações devido a subsequente recuperação e desenvolvimento da indústria européia no pós-guerra. Além disso, é possível identificar uma saturação do mercado consumidor interno, ocasionando na alta de uma especulação financeira.
Em setembro de 1929, a Bolsa de Nova York iniciou uma venda de títulos, jogando as cotações para baixo. No dia 24 de outubro as vendas foram desenfreadas, fazendo com que muitas ações virassem ‘pó’ (jargão econômico para perda acentuada de valor).
Com esta situação faliram bancos e indústrias importantes. Com o fechamento destas instituições, o desemprego aumentou nos Estados Unidos.
Simulados Gratuitos para o Enem 2018
Ao assumir o poder em 1933 o presidente Franklin Roosevelt propôs o New Deal nos EUA. Este acordo em que o estado interviu diretamente na economia americana não recuperou totalmente o país, porém estabilizou a crise. A economia norte-americana somente estaria plenamente recuperada quando do início da Segunda Guerra Mundial.
O Fascimo Italiano
Após a 1ª Guerra a Itália atravessou uma crise econômica e social. Inflação, desemprego aliados à influência da Revolução Socialista Russa, estimularam os operários à radicalização.
Dentro do Partido Socialista aparece a figura de Benito Mussolini, favorável à participação italiana na 1ª Guerra. Isto lhe custou a expulsão do partido. Mussolini então, toma posições de direita e atitudes de comunicação de massa ritualizadas, inclusive com uniformes para os adeptos da causa, lançando as bases do fascismo.
O Fascismo tomou força por combater os movimentos comunistas que eram temidos pelo povo. Em maio de 1921, os fascistas elegeram 35 deputados, entre eles Mussolini, fundando o Partido Nacional Fascista. Este partido foi apoiado pelas grandes indústrias e latifundiários.
Em outubro de 1922, multidões de “camisas negras” fascistas marcharam sobre Roma. O rei Vitor Emanuel III, pressionado, demitiu o primeiro ministro e convidou Mussolini para formar novo ministério. De maioria fascista, o novo governo conseguiu plenos poderes e venceu as eleições de 1924. Nascia ali o germe de uma ditadura. Na prática a via democrática foi utilizada pra se chegar à ditadura italiana de Mussolini. Ele juntou-se a Hitler na 2ª Guerra Mundial.
Teve um fim trágico Benito Mussolini. Em abril de 1945, com a 2ª Guerra Mundial já praticamente encerrada com a Itália exaurida militarmente e rendida aos exércitos aliados sob a liderança dos Estados Unidos, os italianos promovem uma revolta popular e capturam Mussolini durante uma tentativa dele e da esposa para fugir para a Alemanha. Foram capturados no dia 27 de abril e executados no dia seguinte. Tiveram os corpos exibidos dependurados de cabeça para baixo (foto da APP).
Posts Relacionados ao Nazi-Fascismo
1 – A 2² Guerra Mundial2 – O Holocausto Judeu na 2² Guerra3 – A Guerra Fria entre EUA e URSS4 – A Crise de 29 e o Nazi-Fascismo
Veja o Nazismo Alemão
Como resultado da derrota da Alemanha na 1ª Guerra Mundial foi firmado o Tratado de Versalhos alemães se viram obrigados a pagar pesadas indenizações de guerra aos países vencedores. Além disso perdeu territórios e teve exército reduzido.
Os partidos alemães de direita culpavam os comunistas, os socialistas e os judeus pelas penas impostas ao país. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, era um destes países de direito da época. Por ser um partido contrário às graves operárias, recebeu apoio de poderosos grupos empresariais.
Em 1923, a Alemanha não conseguia mais pagar as dívidas e indenizações impostas com a derrota na 1ª Guerra Mundial. A economia perde força e o país vive um ciclo de inflação descontrolada. 1 dólar valia 8 bilhões de marcos alemães.
Já na condição de membro do Partido Nazista Adolf Hitler protagoniza uma tentativa de golpe durante uma reunião numa cervejaria, com o objetivo de assumir o poder no estado da Baviera. O Episódio ficou conhecido como ‘O Golpe da Baviera’, ou ‘Putsch da Cervejaria’. A manobra fracassou. Hitler foi condenado e preso. Durante os nove meses em que ficou na cadeia escreveu com ajuda de Rudolf Hess o livro Mein Kamp (minha luta), que viria a ser uma espécie de bíblia hitlerista para o que viria depois.