História, perguntado por leticiauberti, 10 meses atrás

resumo do movimento comunero??? urgentee

Soluções para a tarefa

Respondido por polazzoizabel
2

Resposta:

foi uma revolta de 1981 dos habitantes do vice-reino de uma granada contra autoridades espanholas ,precedeu luta no céculo XIX  para a libertação do catolicismo espanhol

Explicação:

Respondido por josianearaujo720
3

Resposta:

A revolta dos Comuneros foi uma revolta de 1781 dos habitantes do Vice-Reino de Nova Granada contra as autoridades espanholas.

A partir do século XVIII, as ascensões dos ideais iluministas e as revoluções contra o Antigo Regime na Europa potencializaram essas tensões no continente americano.

Até a deflagração maciça dos movimentos de independência no continente americano, na primeira metade do século XIX, alguns movimentos davam claros sinais da insustentabilidade do pacto colonial. Foi quando, em 1781, um movimento organizado pela população do Vice-Reinado de Nova Granada tentou dar fim a dominação espanhola na região. Contando com o apoio de amplos setores daquela sociedade colonial, este movimento contou com o auxílio de índios, mestiços e criollos.

No ano de 1780, as insatisfações contra a Coroa Espanhola aumentaram quando a mesma decidiu aumentar os impostos cobrados sobre os colonos. De imediato, comerciantes, pequenos e grandes proprietários de terra e o restante da população local iniciaram um conjunto de manifestações.

Em abril de 1781, os revoltosos criaram uma junta de governo chamada de El Común. Entre os “comuneros”, destacava-se a liderança do criollo Juan Francisco de Berbeo. Paralelamente, o mestiço José Antonio de Galán foi fundamental na mobilização das camadas populares da colônia contra a opressão das autoridades de Nova Granada. Em pouco tempo, o caráter popular da revolta tornava-se cada vez mais forte.

Entre junho e outubro de 1781, a revolta se polarizou entre as camadas populares contra as autoridades espanholas e as elites criollas. No fim deste período Galán foi preso e, no ano seguinte, condenado à forca. Para instalar o terror entre os revoltosos o corpo de Galán foi esquartejado e suas partes foram expostas nos principais focos da revolta.

Com a vitória das elites coloniais e a saída da elite criolla do movimento, os comuneros se desarticularam. No entanto, o fim deste movimento somente ensaiou uma série de outras revoltas e os futuros movimentos de independência nas regiões coloniais espanholas.

Explicação:

Espero ter ajudado... Bons estudos!

Perguntas interessantes