Português, perguntado por guimmfernandes, 1 ano atrás

resumo do livro Viver de cara Limpa?

Soluções para a tarefa

Respondido por renalsantos
20
Uma história real vivida pelo autor... Idos de 1980. Ricardo Ribeirinha encontrou aos seis anos de idade, na periferia de São Paulo, mais exatamente no Jardim Ângela, um submundo onde só tem valor quem estiver disposto a doar a vida ao nada. Deixou os estudos e envolveu-se cada vez mais com “amizades” que só o destruíam. Matar ou morrer, não importa, pois lá era oferecida uma “nova família”: tráfico, drogas, assaltos e, como muitos outros amigos, a prisão e o vazio do mundo. É na cadeia ou no cemitério que esperavam se ver um dia... Até que, cansado de desafiar à morte, Ricardo encontrou a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP) e fez sua escolha: resgatar os valores da família, da escola e da sociedade, erradicando a dependência química na adolescência. Essa trajetória de vida transformou-se no projeto "Viver de cara limpa - Uma escolha", com o objetivo de trabalhar nas escolas a prevenção contra as drogas e a fomentação dos debates sobre este assunto
Respondido por rubensousa5991
2

O Projeto Viver de Cara Limpa trata do problema das drogas e conversa abertamente com os jovens, a partir da história real de Ricardo Ribeirinha, descrita no livro de mesmo nome. O objetivo é a educação cívica, a educação humana integral.

Resumo do livro Viver de cara Limpa

Uma  história verídica em que vive o escritor. Década de 1980 Aos seis anos Ricardo Ribeirinha descobriu um submundo nos subúrbios de São Paulo, mais precisamente o Jardim Ângela,  onde só vale a pena quem está disposto a dar a vida por algo.

Ele abandonou seus estudos e caiu em mais e mais "amizades" que só o destruíram. Matar ou morrer, não importa, porque  uma "nova família" foi oferecida: contrabando, drogas, roubo e, como muitos outros amigos, prisão e o vazio do mundo.

Na prisão ou no cemitério, eles esperavam um dia se ver. Cansado de desafiar a morte, Ricardo encontrou a Fazenda da Esperança em Guaratingueta (SP) e fez sua escolha: salvar os valores da família, da escola e da sociedade, ou perder a adolescência para a dependência química.

Esse modo de vida se transformou no projeto “Viver de cara limpa – uma escolha”, que visa tratar da prevenção às drogas nas escolas e promover a discussão sobre esse tema.

Saiba mais sobre resumo: brainly.com.br/tarefa/30865524

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes